quarta-feira, outubro 03, 2018

Medalhas & Tiros nos Pés...


O assalto a um dos paióis de armamento de Tancos, é de tal forma caricato e inverosímil - em todos os seus episódios - que a realidade ultrapassa mais uma vez a ficção.

Mesmo assim é importante perceber que nada disto aconteceu por acaso, que foi um dos "preços a pagar" pelos muitos anos de desinvestimento nas Forças Armadas e na degradação da condição militar (provavelmente chegou-se a um ponto em que já existem mais oficiais e sargentos que praças na Marinha, Força Aérea e Exército...). Os principais responsáveis por se ter chegado a este ponto, são os três partidos do "arco governativo", quase sempre com a complacência das chefias militares, mais preocupadas com as suas estrelas e louvores, que com os homens e mulheres que comandavam.

Mas o que ainda me deixa mais apreensivo em todo este "filme", é a falta de cooperação que existiu entre as polícias (neste caso particular entre a PJ e a PJM...), desde o começo de todo o processo. 

Parece que a "coroa de louros" é sempre mais importante que o trabalho em equipa, para a resolução rápida e séria dos vários casos de polícia, que envolvem mais que uma força de segurança ou polícia de investigação...

(Fotografia de Luís Eme)

4 comentários:

  1. É nesse desejo de levar "a coroa de louros" para casa, que é como quem diz para a sua unidade, que assentam os maiores insucessos das investigações, sempre que mais do que uma força estão em campo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vergonha toda esta rivalidade, que põe em causa a justiça e a segurança nacional, Elvira.

      Eliminar
  2. Em matéria de Defesa Nacional a incompetência parece-me estar ao nível do que é actualmente a (in)competência que grassa em quase todos os sectores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a mediocridade está instalada em todo o lado, graças ao "bloco central", a maior agência de empregos do país, Severino...

      Eliminar