sábado, maio 19, 2018

Gostar de Espreitar a Dor dos Outros...


Sei que a receita de sucesso de muitos dos programas televisivos é a exploração da desgraça alheia.

Isso não acontece por acaso. Há muito boa gente que gosta de espreitar a dor dos outros. E se for  a "dor" de alguém conhecido - um artista da rádio e tv -, ainda melhor. Exclamam com satisfação, umas para as outras, como se percebessem pela primeira vez que as pessoas que entram em telenovelas e enchem as páginas das revistas coloridas, também são "humanas".

Sei que isto não revela apenas estupidez natural ou défice cultural, espelha sobretudo o vazio das vidas de uma grande parte das pessoas, que precisam de "alegrias e tristezas alheias" para conseguirem sobreviver, neste mundo estranho...

(Fotografia de Luís Eme)

2 comentários:

  1. Às vezes penso que as pessoas viveram tantos anos amordaçadas, sem poderem dizer o que lhes ia na alma que não aprenderam a viver quando lhes tiraram a mordaça. Vivem a vida dos outros, amam e odeiam, riem e choram com a vida dos outros, como se elas fossem ocas, e não tivessem as suas próprias alegrias e tristezas para viver. Há muito que não viajo, para fora do país, não sei se isto acontece só em Portugal, ou se a humanidade está a ficar sem rumo.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ainda há a possibilidade de ser um problema universal, Elvira...

      Eliminar