terça-feira, dezembro 19, 2017

Tratos e Formalidades...

A forma como nos tratamos uns aos outros, não deixa de ser de alguma forma, enigmática.

Há pessoas de quem somos amigos há largos anos (mesmo amigos...) e não permitimos o trato de "tu tu lá". Parece que não dá jeito. E depois há outras, por coisas que não se explicam muito bem (talvez tenha a ver logo com a primeira abordagem...), começamos logo a "acamaradar" num trato de maior proximidade (mesmo que ela não exista...).

Sei que a diferença de idades também pode ser determinante para que se mantenha esta distância (e eu tenho bastantes amigos mais velhos que eu...), mas depois há o caso singular do Chico, hoje com os seus quase 88 anos, que pouco tempo depois de nos conhecermos "rebentou com toda a respeitabilidade" que eu poderia querer manter... e fixou o tal "tu cá tu lá", talvez por ele pertencer ao clube das pessoas demasiado simples, que não permitem qualquer distância no trato.

(Fotografia de Janine Niépce)

2 comentários:

  1. Luís, é ao mesmo tempo divertido e patético constatar que há quem se decida pelo tratamento por você a quem sempre tratou por tu, após divergências. Já me aconteceu e falei da parvoíce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isso já aconteceu com todos nós, Isabel.

      Eu normalmente quando me fazem isso deixa de haver tu e você. E se tivermos de falar por razões profissionais, falo apenas do necessário.

      Eliminar