quinta-feira, março 09, 2017

Uma Flor e um Poema no Dia Seguinte

Hoje vou receber uma flor, das mãos de uma das pessoas que melhor me conhece.

Conheci-a há mais de vinte e seis anos. Fui a uma conferência de imprensa que se realizava numa das salas do Sheraton e andava por ali meio perdido, quando uma mulher bonita e simpática, que estava em serviço pela RTP, me descobriu e acabou por fazer o papel de "guia".

Como a pessoa que esperávamos demorou mais de uma hora a aparecer, fomos conversando e... mesmo sem a existência de telemóveis e redes sociais, nunca mais perdemos o rasto um do outro.

Olhamos à nossa volta e temos a percepção de que construímos algo raro, pelo menos neste tempo cheios de maquinações. 

É por isso que conhecemos a vida um do outro de trás para a frente e da frente para trás. Sabemos de tanta coisa que os nossos companheiros desconhecem... especialmente as nossas "maluquices" saídas dos sonhos, que teimam em não ser livros ou filmes...

Ela não sabe, mas hoje vou oferecer-lhe um poema.

(Fotografia de Ami Strachan)

7 comentários:

  1. Também estabeleço contacto com os meus melhores amigos fora das redes sociais.
    Luís, se ela vem aqui ficas com a surpresa desfeita! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando falei da ausência de telemóveis e redes sociais, referia-me a 1990, Isabel.

      Mas na verdade, continuamos a conversar mais olhos nos olhos. Até porque ela nunca deixou nenhum comentário nos meus blogues, e tal como eu, também não tem facebook.

      E ela por acaso não veio aqui (Não visita o "largo" todos os dias. É normalmente no fim de semana que coloca as leituras em dia).

      Eliminar
  2. Uma amizade para a vida inteira.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá, Luís!

    Andei a pôr a leitura das memórias do Largo em dia, e parei aqui. Não comento por ter sido o último a ser escrito, mas porque foi o que mais me tocou.
    Sei o que é ter uma amizade antiga e cúmplice, de tal modo incrustada na nossa vida que o facto de sermos de género diferente, não tira nem acrescenta mais valor ao que podemos dizer e fazer. Há amizades que só quem as tem, as compreende.
    Gostei tanto de saber que vai receber uma flor e ela um poema!...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A amizade tem muito que se lhe diga, Janita.

      A maior parte das pessoas que se aproximam de nós, querem sempre qualquer coisa...

      É por isso que a amizade pela amizade é uma coisa cada vez mais rara e preciosa...

      Eliminar
  4. ando a ler tudo o que estava em falta, mas, estacionei aqui.
    já li e reli.
    e só me ocorre escrever.
    que bonito!
    gostei tanto ....

    :)

    PS:e foi pena a foto não ser tua, porque tenho visto por aí fotos tuas fantásticas.

    ResponderEliminar