domingo, fevereiro 05, 2017

As Mãos do Poeta...

É muito difícil encontrar a escultura do Fernando sem turistas, que se queiram sentar a seu lado, abraçá-lo, dar-lhe a mão, agarrarem-se ao seu chapéu ou até fazerem-lhe uma festinha...

Acho que ele esperava, um dia, não muito distante, que além de ser compreendido e lido, também fosse amado... 

Pelos vistos, conseguiu-o.

Esta semana decorre na Gulbenkian o IV Congresso Internacional Fernando Pessoa, um encontro a não perder para todos os "pessoanos".

Hoje no Chiado retive-me sobretudo nas suas mãos, quase perfeitas, quase humanas, fabricadas pelo Mestre Lagoa Henriques, que também espera que lhe façam justiça...

(Fotografia de Luís Eme)

10 comentários:

  1. Também tenho uma fotografia lá tirada. : ))
    Continuará a ser amado pelas pessoas da nossa geração. Desconheço o interesse dos jovens portugueses por este extraordinário poeta/escritor. Qual é a tua opinião, Luís? Virei mais tarde ler a resposta. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoram-no, Catarina.

      Aliás ele como poeta foi sempre jovem.:)

      Eliminar
  2. Gosto muito do Fernando Pessoa que considero o maior poeta português de todos os tempos. Eu sei, que o titulo pertence a Luis de Camões. Mas continuo a considerar o Pessoa como tal.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Também já estive sentada ao lado de Pessoa, fiquei com a recordação para a posteridade, e sim, pus a minha mão na dele e gostei de lhe sentir a frescura; era uma noite quente de verão...:)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já estive sentado a seu lado, mas acho que não tenho nenhuma foto, Janita. Não calhou. E também sou poucas vezes modelo fotográfico. :)

      Eliminar
  4. É uma bela estátua...
    Uma boa semana.
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto de Fernando pessoas e também acho que a escultura está muito boa, e também já tirei uma foto mesmo só às mãos do Poeta.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar