sexta-feira, agosto 09, 2024

"Modernices literárias" que não entram na minha cabeça...


Depois de ler Rumor Branco, resolvi dar uma "segunda oportunidade" a Almeida Faria e comecei a ler A Paixão.

Definitivamente, sou um leitor conservador. Se não achei muita piada ao primeiro livro, nem sei que diga deste segundo... A sensação que tive, até quase ao fim do livro, é que estava a ler "listas de coisas", que nos vão acontecendo. Umas com mais outras com menos poesia; umas mais grotescas, outras mais normais. Mas nunca me convenceu como romance (aliás, olho para este livro, como "outra coisa" e não como um romance...).

Se antes já estava do lado de Alexandre Pinheiro Torres (na polémica que travou com Vergílio Ferreira a propósito do Rumor Branco...), agora ainda fiquei mais convencido.

Há modernices literárias - mesmo que sejam do século passado - que não entram na minha cabeça. Sei que o problema pode ser meu. Paciência. 

Já passei dos sessenta, e sei que há coisas que não vou mudar. Uma delas é o meu gosto literário.

(Fotografia de Luís Eme - Fonte da Pipa)


2 comentários:

  1. Fui ver se tinha algum...
    1987
    O Cavaleiro Andante - Prémio Originais de Ficção da Associação Portuguesa de Escritores
    Nota: Comecei a ler e desisti!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me faz confusão (mesmo que seja um fenómeno de todas as áreas...), é a forma como se "endeusam" pessoas vulgares...

      Eliminar