segunda-feira, maio 25, 2015

A Cultura, o Dinheiro e a Solidariedade


As minhas palavras publicadas aqui («Não canto mais!») acabaram por ser alvo de duas conversas com amigos, demasiado extensas para serem publicadas aqui.

Como de costume fomos longe demais nas análises, caçámos uma série de "bruxas", provavelmente por sermos gente da cultura e termos acesso a informação privilegiada...

Há duas questões que tiveram a unanimidade.

O facto de nunca o Estado ou as Autarquias (de uma forma geral) se terem preocupado em criar situações verdadeiramente transparentes na escolha de projectos culturais ou mesmo na forma como estes são apoiados. E isto serve para a música, artes plásticas, literatura, teatro, cinema ou outra coisa qualquer.

A outra questão em que estivemos de acordo tem a ver com a postura dos artistas, que também têm culpa da situação actual. Os que costumam ser privilegiados nunca se preocuparam com a existência de um sistema mais justo e transparente. Só agora, em momentos de crise, em que a "teta da vaca secou"  e o grupo de beneficiados encolheu, é que muitos deles resolveram abrir o bico. 

É caso para dizermos que até agora, a solidariedade na Cultura tem tido o mesmo peso que  noutras áreas, é apenas uma palavra de discursos...

O óleo é de Pierre de Mougins.

Sem comentários:

Enviar um comentário