quinta-feira, setembro 04, 2014

O Dinheiro, Sempre o Dinheiro


Fazia-lhe confusão, estar ali a exercitar o corpo, como tantos outros, naquele ginásio de recuperação e assistir quase a uma convenção sobre o dinheiro. As funcionárias falavam sem qualquer pudor das voltas que davam à vida. Não só faziam contas de cabeça como partilhavam as fórmulas mais que necessárias para darem a volta ao fisco.

Desagradava-lhe falar e ouvir falar de dinheiro. Preferia as conversas anteriores sobre as férias... como tinham sido, como iriam ser, de quem ia e de quem vinha.

Só que agora não havia como escapar à vidinha, era tempo de enfrentar o "mundo cão" que já estava ali ao virar da esquina. Ainda conservavam o castanho da pele, mas era tempo de pensar na escola dos filhos, no ATL, na livralhada, nos cadernos, nas mochilas, etc. 

O dinheiro, sempre ele, a apoquentar quem vive do trabalho e sabe que nunca vai chegar a administrador do que quer que seja, que pelos vistos são os únicos, que, segundo os jornais, já estão a recuperar da "crise"...

O óleo é de Anatoly Levitin.

4 comentários:

  1. Pois é!
    Quem menos ganha é quem aguenta com a austeridade...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. infelizmente, Rosa.

    não é por acaso que somos o país mais desigual da Comunidade Europeia.

    ResponderEliminar
  3. Já vivi muito mal, já vivi sem problemas, embora também sem luxos, porém com o essencial. Hoje ainda não vivo muito mal, mas temo que para lá caminhe.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. quase todos caminhamos para essa "estrada esburacada", Elvira, por culpa dos políticos miseráveis que têm governado o país.

    ResponderEliminar