segunda-feira, setembro 01, 2014

O Chamamento de Alguns Livros


Na minha curta passagem pela Beira, li um dos livros do escritor francês de origem belga, Georges Simenon, "Betty".

Ao olhar este livro na pequena estante, peguei-lhe e depois de o começar a ler, já não o larguei mais...

E foi bom voltar a um escritor de policiais, daqueles que escreviam quase como respiravam, com uma linguagem simples mas objectiva.

E ele é mesmo deste clube, escreveu 192 romances e 158 novelas. É mesmo obra!

Ficou mais conhecido graças ao seu comissário Maigret, que foi adaptado como série televisiva e passou na RTP, no começo da minha adolescência.

Em relação ao livro em si, não é nada de especial, a personagem principal, que deu o título à obra, é uma daquelas mulheres que cresceu já quase perdida, e assim se manteve até ao fim dos seus dias, com mais drama menos drama...

Mas valeu a pena ler, pelo ritmo, pela simplicidade, pelas várias personagens dentro e fora da noite. É um "Simenon"...

2 comentários:

  1. Dele, além dos policiais (e foi o meu escritor preferido neste género durante alguns anos) li A Sonsa. Fixei a história e de vez em quando lembro-me, talvez por as personagens me terem parecido tão reais.

    ResponderEliminar
  2. acho que é essa a grande virtude dos escritores de policiais, é serem muito "cinema", a sua linguagem é mais simples e transporta-nos mais facilmente para a realidade, Gábi.

    ResponderEliminar