sexta-feira, março 02, 2007

A Nossa Falta de Imaginação e de Gosto...


Há coisas incríveis, que só se passam neste país...

Descobri que a nova novela da SIC, "Vingança" tem um argumento fantasioso, que não passa de uma imitação barata do romance sobre o Conde de Montecristo, de Alexandre Dumas.

Por mais estudos que façam (não sei com que bases cientifícas...) a exaltarem o nacionalismo do povo português e o seu orgulho pela nossa história, não tenho qualquer dúvida de que não gostamos muito de nós, nem tão pouco valorizamos o que é nosso.

Só num país sem amor próprio é que colam uma história de Alexandre Dumas a um argumento de segunda e ignoram todas as histórias romanceadas de escritores com a qualidade de um Camilo Castelo Branco, um Eça de Queirós, um Júlio Dinis, um Ramalho de Ortigão, um Fialho de Almeida, um Aquilino Ribeiro, um Alves Redol ou um Miguel Torga.

Claro que estou farto de saber que na televisão portuguesa há muita falta de imaginação (em qualquer canal), sem falar na falta de gosto...

8 comentários:

  1. Esta "Vingança" nem sequer tem argumento português.
    Mesmo para arranjar um original barato, teve que ir procurar-se notro lado, que criar dá muito trabalho, nem que seja a plagiar...
    O pseudo Monte Cristo vem da América do Sul (não estou certa do país) e é uma adaptação feita para consumo nacional.
    É tudo mau demais.
    Eu vi os primeiros capítulos, fascinada que fiquei, com o ridículo de tudo aquilo. A prestação da Maria Rueff e a cabeleira mais as barbaças do herói, eram de ir às lágrimas!
    Só visto, mesmo...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente os arautos da comunicação e do ensinamento no nosso país estão culturalmente pobres, só lhes interessa audiências e lucro fácil.
    Raramente ligo essa caixinha, sofro menos.
    Madalena é a Vila onde se desembarca de barco no Pico. O Museu do Vinho fica relativamente perto na direcção do Cais do Pico.
    Visitará na próxima, o bosque de dragoeiros deve ser o maior da Macaronésia.

    ResponderEliminar
  3. Pois... não há muito por onde pegar nesta "Vingança", Sininho.

    Destaco apenas Nicolau Breyner, um dos grandes actores de cinema e televisão, menos teatral e mais autêntico, que a maioria dos actores portugueses...

    ResponderEliminar
  4. Pois, parece que as audiências e os "tostões" falam sempre mais alto, Nanda, no chamado pequeno ecran.

    Era essa a Madalena de que falava. Acho que foi lá que visitei um Museu que era uma antiga fábrica de extracção do óleo das baleias.
    Mas da volta que fiz ao Pico, fixei mais São Roque...

    ResponderEliminar
  5. Eu não vejo, mas às vezes oiço qualquer ruído, enquanto estou a teclar. E como o ruído me incomoda, passo logo para a música...
    (hoje consegui ser pior do que a sininho hehehe)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Quando queremos fintar o "pequeno ecran", podemos pelo menos mudar de divisão ou fazer outra coisa, como "navegar" na net.

    Se bem que o cansaço do fim do dia, nos empurre muitas vezes para o sofá... onde sou quase sempre derrotado nas escolhas televisivas, pela maioria que vinga cá por casa, Maria...

    ResponderEliminar
  7. Mas vocês ainda vêem a SIC?! Eu há muito que perdi a esperança em qualquer outro canal que não seja a RTP2...

    ResponderEliminar
  8. Já nem é uma questão de gosto, Tikka... é uma questão de democracia.

    Quando se vive em família, temos de fazer concessões, até nas escolhas da tv...

    ResponderEliminar