terça-feira, setembro 27, 2022

Fernando Santos: um Grande Líder e um Mau Técnico


A semana que antecedeu o jogo de hoje da nossa Selecção com a Espanha, é apenas mais uma prova da grande capacidade de liderança de Fernando Santos. Outro treinador qualquer, teria dificuldade em gerir a "gala-feira de vaidades da FPF" (com a presença de todos os jogadores convocados), a renúncia de Rafa e a lesão de Pepe, poucos dias antes do jogo com a Chéquia (que correu bem melhor que o de hoje...).

Além de ser respeitado por todos os jogadores (Rafa é a excepção que confirma a regra...), a forma como tem gerido a presença de Cristiano Ronaldo na Selecção, tem sido exemplar. Ao longo dos anos, conseguiu passar ao lado de várias polémicas, sem ter de se esconder ou de mentir. Nem nunca deu troco a todos aqueles que diziam que era Cristiano que mandava na "equipa de todos nós". Um perfeito disparate, diga-se de passagem.

Mas depois falha naquilo em que muitos dizem que somos dos "melhores do mundo": na componente técnico-táctica e na leitura do jogo (e jogou na primeira divisão, treinou os três grandes e foi seleccionador da Grécia...). Além de Fernando Santos ser demasiado conservador na forma como organiza as suas equipas, também tem dificuldade em colocar os atletas nas posições onde se sentem mais à vontade e oferecem mais de si à equipa (tanto talento desperdiçado nos últimos anos...).

Hoje, não perdemos porque os espanhóis foram melhores. Perdemos porque corremos e lutámos menos que eles, especialmente na segunda parte...

Luis Henrique percebeu que para ganhar o jogo, tinha de refrescar o meio-campo. O nosso selecionador fiou-se no empate, fingiu não ver que William Carvalho e Bruno Fernandes (e não só...) se arrastavam no relvado. Corriam pouco e estavam e cada vez menos clarividentes. 

E pensar que Santos tinha Palhinha e Mateus Nunes no banco...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários:

  1. Bom dia
    As opiniões sobre a seleção e o treinador são sempre muito controversas e neste caso também estou de acordo que o treinador não fez as melhores escolhas , mas se tivesse corrido melhor talvez não estivéssemos aqui a a criticá-lo , pois também nós tivemos oportunidades de concretizar o que infelizmente não aconteceu.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas esse é o problema do desporto, Joaquim. As vitórias fazem esquecer os problemas (grandes e pequenos).

      Bastava o Ronaldo ter aproveitado a última oportunidade (mérito do guarda-redes) de jogo... Era "doping" psicológico (como precisa de um golo de campo) para ele e esqueciam-se os erros do costume do seleccionador...

      Eliminar
  2. Ora aí está o busílis da questão- é que Luis Henrique percebeu ao contrário do nosso selecionador que não percebeu nem jamais perceberá porque é um treinador muito muito fraco que taticamente é um absoluto ceguinho. Joga sempre para não perder jamais saberá jogar para ganhar, confirmando o que dizem os espanhóis- tanto jogador bom para tão mau treinador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é um bocado melhor do que o pintas, Severino. :)

      Mas era bom que ele percebesse que já acabou o seu tempo na selecção...

      Eliminar