quarta-feira, maio 12, 2021

Inclassificável


Agora é fácil culpar a PSP, o Fernando Medina, o Eduardo Cabrita (neste momento a personagem política com as costas mais largas do país...), como se fossem eles que chamaram toda aquela multidão para a rua.

Nada justifica o que aconteceu ontem, até por continuarmos em "estado de calamidade". 

Pode ser que aconteça algum milagre, mas o normal é que se multipliquem as infecções, um pouco por todo o lado (as "casas do Sporting" de Norte a Sul encheram-se de adeptos, com muitas saudades de repartirem a alegria das vitórias e dos títulos com os amigos). Naturalmente, no calor da vitória, muita gente esqueceu-se da obrigatoriedade do uso de máscaras, do distanciamento social e de todas as outras recomendações da DGS...

Os principais culpados do que aconteceu ontem e se prolongou para hoje, somos todos nós. Não é a PSP, muito menos o Medina ou o "desgraçado" do Cabrita.

(Fotografia de Luís Eme - Costa de Caparica)


13 comentários:

  1. Respostas
    1. Claro que este "nós", está demasiado aumentado, Rosa...

      Eliminar
  2. Isto tinha sido muito fácil de resolver se o presidente do Sporting, que, ainda por cima, é médico, tivesse reunido com as claques e lhes tivesse dito para não irem ao estádio. E, também, fazer um apelo aos sócios para não irem para a rua. Mas, que eu saiba, não o fez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. O problema não começou aí, mas sim na (falsa) "manifestação" da Juventude Leonina aceite, mesmo rente ao Estádio, com convites a todos os sportinguistas que até falavam de "porco assado", que deve ter sido muito regado com cerveja e vinho.

      O Sporting não é nenhuma autoridade, Maria. As responsabilidades são sobretudo da CM Lisboa e da PSP, embora eu não saiba se no campo da legalidade fosse possível acabar com a "festa"...

      Claro que podia fazer o apelo, mas de pouco valeria...

      Eliminar
  3. Os principais culpados somos nós, mas não só. Quem organizou também terá as suas culpas (SCP, PSP, Governo, em suma, as entidades responsáveis pelos acontecimentos sem rei nem roque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando falei em "nós", quis referir-me a toda a gente que saiu à rua para festejar ou encheu as Casas do Sporting, sem ligar às medidas de prevenção em relação ao vírus, Severino.

      Claro que quem tem mais responsabilidades é a CM Lisboa. E também a PSP, embora esta é sempre vitima de "ter ou não ter gato". Se dispersasse aquela multidão logo no começo da tarde só iria ganhar mais uma guerra e eles não iriam sair das proximidades do estádio e os desacatos começariam mais cedo...

      Eliminar
  4. Todo aquele mar de gente era apenas Sportinguista que nada tinha a ver com claques, nem tão pouco as claques organizaram qualquer coisa.

    Devo acrescentar que o Presidente do SPORTING não tem qualquer contacto com as claques nem qualquer relação.
    Isto, no entanto, não invalida a responsabilidade que cabe ao SPORTING.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O espaço rente ao estádio foi ocupado pela Juventude Leonina (a tal "manifestação" oficializada...), Severino. E são os responsáveis pelo começo da violência ao intervalo do jogo, porque gostam de andar à "porrada" uns com os outros, provocando como de costume vitimas inocentes, que fugiram do local.

      Eliminar
  5. Ao ver aquelas imagens - uma avalanche de pessoas na cidade - alguém acredita que vivemos uma pandemia???...que ainda há pouco saímos do estado de emergência para o actual estado de calamidade ["A situação de calamidade é o nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Proteção Civil, depois da situação de alerta e de contingência"] ...?!
    Casamentos e baptizados limitados a um número máximo de 50 pessoas?!
    Restaurantes com esplanada em que o limite são 10 pessoas?!
    Restaurantes/cafés/pastelarias e similares assim como salas de espectáculos só podem funcionar até às 22h30?!
    Lojas só podem estar abertas até às 21h00 em dias úteis e até às 19h00 ao fim-de-semana?!
    Pessoas multadas por tomar um café ao postigo?!...ou por comer gomas?!
    Que raio de país este sem eira nem beira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o maior contrassenso a que assistimos desde que fomos invadidos pela pandemia, Té.

      É por isso que somos "nós" os principais culpados.

      Eliminar

  6. Ele já disse que chegou o tempo de ocupar o tempo com coisas que valham a pena… mas adiante…
    Sim, todos somos culpados. Não sabe mesmo como se poderia impedir um disparate destes. Apenas uma maneira: impedir que houvesse jogos de futebol. Se fecharam os teatros, os cinemas, os restaurantes, as livrarias, também não deveriam acontecer jogos de futebol. Mas o «lobby» futebolístico é poderosíssimo.
    Ainda não refeitos do disparate, vão permitir espectadores na última jornada dos campeonatos. Como só os clubes que jogam em «casa» serão premiados, os restantes insurgiram-se.
    O caldo está entornado.
    Os dirigentes portugas do pontapé na bola só olham o dinheiro – feios, porcos e maus, tal como no filme do Ettore Scola.
    Seremos mesmo todos culpados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Sammy, isto é tudo menos futebol.

      Mesmo com proibições não sei se se resolveria completamente o assunto.

      Talvez a repressão (tanta gente que só cumpre com repressão...) ajudasse, mas não sei. Talvez o fecho de vias e multas passadas a quem andasse na rua nas proximidades do estádio resultasse, mas não sei...

      As multidões são loucas...

      Eliminar
    2. E claro que não somos todos culpados, Sammy.

      Mas houve demasiados culpados, que passaram a noite e madrugada aos gritos na rua...

      Eliminar