quarta-feira, março 04, 2020

O Espectáculo da Justiça, com o "Actor do Costume"...


A notícia de abertura dos telejornais do começo da tarde foi "uma das maiores operações de sempre levadas a cabo pelo tribunal criminal central", sem se esquecer de referir, um facto não menos importante, "com a presença do juiz Carlos Alexandre".

Embora o alvo principal seja o empresário de futebol, Jorge Mendes (e a sua empresa, a Gestifute), foram feitas buscas aos nossos maiores clubes de futebol (desta vez ninguém se pode queixar, estão lá o Benfica, o Porto e o Sporting...), mas também a casas particulares - do empresário, de dirigentes e jogadores de futebol - e escritórios de advogados.

Como costuma acontecer com as "operações televisivas" da justiça e do juiz Carlos Alexandre, a "montanha lá irá parir o ratito do costume"...

Mas é uma vergonha termos uma justiça que além de não funcionar como deve ser - não é célere nem justa -, em vez de optar pela discrição (que já foi em tempos a "alma de qualquer negócio"...) nas suas operações, presta-se a estes espectáculos televisivos, quase sempre com o mesmo "actor" e com o mesmo "filme".

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

6 comentários:

  1. Todos - policias, agentes do fisco, juízes, e mais alguns - precisam de emprego.
    A verdade é que antigamente a justiça não chegava aos chamados GRANDES. Já hoje, parece-me, ser um pouco diferente.

    Votos de um dia feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a justiça tem o dever de fazer o seu trabalho, Ricardo, mas não precisa de se socorrer da comunicação social, para fazer publicidade e "espantar a caça".

      Eliminar
  2. Onde é que eu assino Luís?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais caricato disto tudo, é que provavelmente os clubes também foram informados, ainda antes da comunicação social, Elvira.

      E puderam esconder e destruir o que não lhes interessava...

      Eliminar
  3. À parte os episódios de futebol que eu não sei comentar, estou de acordo com todo o resto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O espectáculo é o mais importante na sociedade de hoje, Micaela. Até para a justiça...

      Eliminar