sábado, fevereiro 22, 2020

Contra a Corrente


Não era para escrever uma linha sobre o desaparecimento de Vasco Pulido Valente, porque sempre tivemos muito pouca coisa em comum.

Mas ao ver tanta gente a "empurrá-lo para o céu", não resisti a dizer o que penso dele.

Lia-o na imprensa, mas raramente concordava com o que ele escrevia, porque nunca admirei aquilo a que chamo de "coragem insultuosa", a arte de usar as palavras, todas (sim, mesmo as ofensivas, injustas e difamatórias) sem travões.

Como historiador ainda lhe ofereço menos crédito, porque a história não se faz de meras opiniões, conjecturas ou de teorias pouco fundamentadas.

Sei que ontem hoje e amanhã, são dias para se dizerem maravilhas sobre o Vasco Pulido Valente. Mas eu guardo dele a mesma imagem que tinha a 20 de Fevereiro: alguém muito virado para dentro de si próprio, e cujo pensamento, por mais absurdo que fosse (e era, muitas vezes...), era sempre mais importante que a verdade dos outros.

(Fotografia de Luís Eme - Olho de Boi)

10 comentários:

  1. Ser 'contra a corrente' só é defeito se for porque sim, quando há uma razão de ser, acho perfeitamente legítimo.
    VPV também nunca foi pessoa que merecesse a minha admiração. Demasiado petulante e convencido para meu gosto. Não será a morte que me faz gostar mais seja de quem for.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, há mil e uma maneira de ser do contra, Janita.

      É bom nunca perdermos a lucidez nem deixarmos de ser honestos.

      Eliminar
  2. Sammy, o paquete22/02/20, 16:57

    Aos poucos vai pontapeando os últimos dias de Fevereiro no ardente desejo que o mês termine e - para mal dos pecados ainda tem mais um dia - e a Primavera solte os seus cabelos. Mas hoje não podia deixar de manifestar a plena concordância com as suas palavras, Luís. Está tudo no seu texto. O resto é a tristeza habitual de muitos dos nossos jornalistas, de muitos dos nossos opinadores de tudo e mais alguma coisa...
    Resta-nos olhar o rio, pode ser em Olho de Boi, e esperar que a febre genial com que embrulham a morte de VPV, passe!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estranha esta vontade de transformar seres humanos em "deuses", Sammy, usando a "borracha", esquecendo histórias de vida, cheias de ses, como é o caso...

      Eliminar
  3. Que foto, Luís! Esmeraste-te ;)

    ResponderEliminar
  4. Admiro a honestidade e aqui está uma opinião honesta de gente honesta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofro do mesmo "mal", Severino. Tenho dificuldade em gostar de gente desonesta, mesmo os que só o são, intelectualmente...

      Eliminar
  5. Tinha uma virtude Luís: era livre. No sentido de quem é verdadeiramente livre. E estava se nas tintas para o que pensavam ou diziam dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo encontrar virtude nessa "liberdade", Filipa, de dizermos o que nos apetece (mesmo que seja mentira ou difame alguém...).

      Acredito que a liberdade começa no respeito pela liberdade dos outros (ele achava que só ele é que podia ser livre e diferente, os outros nem por isso. Claro que é a minha opinião).

      Eliminar