sexta-feira, maio 31, 2019

O Mundo Pode ser Outra Coisa...


Quando construo personagens gosto de lhes oferecer coisas que contrariam o que penso.

Exemplos? Ao escrever: «nunca leio os livros de que gostei, uma segunda vez», estou a mentir descaradamente. Já li vários livros uma segunda vez (e um ou outro, uma terceira, mais por obrigação que prazer...).

E quando o tento justificar, as coisas não melhoram: «não é medo de não voltar a gostar, é perceber que foi outra pessoa que leu aquilo. Quando tens 20, 30 ou 40 anos, não és a mesma pessoa com tem agora 50...» 

Continuo a discordar. Sei que não mudamos assim tanto...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)

14 comentários:

  1. Pois não, Luís. Estruturalmente é raro haver mudanças significativas.

    ResponderEliminar
  2. Mudar, mudamos mas achamos que não é muito, depende!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não. Crescemos mas não trocamos o nome, Rosa. :)

      Eliminar
  3. Também penso que não, até podemos mudar alguns modos de ser e estar, mas o "fundo" é sempre o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Maria. Crescemos, caimos, levantamo-nos... aprendemos alguma coisa com a vida, mas continuamos quase iguais. :)

      Eliminar
  4. Será caso para dizer:...«com a verdade me enganas». Ou não?
    Esse senhor não parece interessado no cartaz publicitário, no entanto...pode ser mentira. :))

    ResponderEliminar
  5. Quanto a livros, acho que mudamos, e uma maneira geral. A nossa interpretação e a forma como gostamos deles ou não, depende da idade, da nossa maturidade, da nossa exeperiência de vida. Determinadas situações causam-nos diferentes sentimentos/emoções em cada momento que passa.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não diria, mudamos, Catarina, mas sim, "evoluímos", "crescemos" e coisas assim. :)

      Eliminar
  6. Eu mudei e muito. Especialmente no que gostava de ler. E não raras vezes leio um livro pela segunda vez.
    Amigo, desculpe a ausência. Com este calor os meus olhos ressentem-se, estão sempre a chorar e tenho dificuldade em andar por aqui. Segunda feira voru tirar os pontos, fazer novos exames e provavelmente marcar nova cirurgia.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elvira. Eu diria, aprendeu muito, mas mudar, não sei não. :)

      Eliminar
  7. Livros que li há vinte anos não os leio agora como não leria há vinte anos os livros que leio agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, mas isso não significa que tenhas mudado, Severino, estás sim um leitor mais apurado. :)

      Eliminar