sexta-feira, maio 17, 2019

Gostar de Argentina Sem a Conhecer


Durante o almoço fiquei a saber que a sobrinha de um amigo andava pela "Latina-América", com passagens pelo México e Argentina, em trabalho.

Acabámos por falar dos países que são mais como nós.

Contei-lhes que, quando andei por Itália, senti-me mais em Portugal, que na meia-dúzia de vezes que visitei Espanha, apesar de ficar aqui mesmo ao lado. 

Não sei se isso acontece apenas pela sujidade, pela desarrumação ou pelo desenrascanço, sei que me senti mais próximo dos italianos que dos espanhóis...

E fui ainda mais longe. Disse que o país que me despertava mais interesse em conhecer da "Latina-América", era a Argentina (mais ainda que o Brasil...). 

E o mais curioso, é ter quase a certeza (sem conhecer...) que Buenos Aires não me vai desiludir...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

10 comentários:

  1. Acontece.
    Se algum dia viajasse para aqueles lados, o país que mais gostaria de conhecer era o Chile.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também deve ser um país singular, até pelas diferenças geográficas, Elvira. :)

      Eliminar
  2. Sammy, o paquete18/05/19, 10:16

    Mesmo com sol, eram tão cinzentos os dias.
    Trabalhavam todo o dia de sábado e, uma vez por mês, os domingos eram uma pequena festa.
    Apanhavam o cacilheiro, iam comer berbigões a Cacilhas, meia garrafinha de tinto da casa e uma gasosa, gasosa mesmo,de Pisões de Moura.
    Os tostões eram o que eram, o que hoje são também, mas havia dinheiro para pequeníssimos prazeres…
    Nunca foram de viajar e ficou-lhes uma frase de Céline quando leram que as grandes viagens são as que se fazem através da imaginação.
    Hoje, se alguém lhes fala da Argentina eles sorriem e recorrem à imaginação, ou a Hugo Pratt:
    «- Estás muito bonita! Fazes-me lembrar um tango de Arola que eu ouvia no cabaré "Parda Flora", em Buenos Aires.
    - Talvez houvesse por lá alguém parecido comigo?
    - Não. É precisamente por não te pareceres com ninguém que gostaria de te encontrar sempre, em toda a parte.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que esta boa prosa é do Lobo Antunes, Sammy. :)

      Sim, há também o tango. :)

      Eliminar
    2. Sammy, o paquete21/05/19, 09:57

      Têm sido dias diferentes, quase felizes: O campeão voltou, o sabermos que o treinador do clube além de competente é um tipo civilizado e, cereja no topo do bolo, o Luís a dizer que o comentário-memória é uma boa prosa à Lobo Antunes.
      Caramba!

      Eliminar
    3. A pressa a comentar e a responder a comentário faz com que nem sempre digamos o que queremos, Sammy.

      Claro que falava da aproximação ao Lobo Antunes das crónicas saborosas da "Visão" (não das últimas, muito focado na família...), longe do romancista. :)

      Eliminar
    4. Sammy, o paquete22/05/19, 00:37

      Sei muito bem o que são esses lapsos.
      Bem-vindo ao clube.
      Aliás a minha observação foi uma mera brincadeira.
      Nunca me preocupei com comentários nos poucos blogues que visito – talvez seja um erro meu, lamentável erro… - e a excepção aberta apenas refere o Larga da Memória.
      Consigo saber que passo pelo largo desde Abril de 2011, mas tenho a ideia que as minhas visitas são anteriores a essa data.
      Abraço.

      Eliminar
    5. Pois foi, o Sammy descobriu o "Largo" muito anos antes de eu descobrir o "Cais. :)

      Mas tenho recuperado o tempo perdido, tenho passeado muito pelo "cais". :)

      Eliminar
  3. Luís, ando a construir a ideia de fazer a viagem até lá :)

    ResponderEliminar