terça-feira, maio 07, 2019

Este Tempo dos "Campos Inclinados"...


Já o disse aqui, mais que uma vez, que uma das razões que me leva a evitar falar de futebol, é conhecer o seu lado menor, por já ter feito jornalismo desportivo. Sei bem demais que o chamado "desporto-rei", além de ser muito mal frequentado, é de tal forma apaixonante, que retira a lucidez a muito boa gente quando fala dos clubes que gostam.

Mas não posso, de maneira alguma, deixar de registar o que se passou ontem no Estádio do Bonfim, durante o jogo entre o Vitória de Setúbal e o Boavista. É muito triste vermos um árbitro a querer ser a "figura do jogo", pelos piores motivos. Tentou "inclinar" o relvado, utilizando uma dualidade de critérios tal, que mexeu com as emoções dos jogadores da casa, ao ponto de a equipa do Vitória ter acabado o jogo com apenas oito jogadores em campo... 

No final de campeonato olha-se sempre para cima, discutem-se os jogos do Benfica, do Porto e do Sporting e esquece-se o que se passa cá por baixo, em que há sempre uma ou outra equipa, que começa a ser "empurrada" para a Segunda Liga. Felizmente há muitas que conseguem resistir e ser mais fortes que as "decisões mentirosas dos árbitros". Espero que seja esse o caso do Vitória de Setúbal, no final da época.

(Fotografia de Luís Eme)

9 comentários:

  1. Aquilo ontem foi mesmo vergonhoso.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa meus amigo mas (para mim) vergonhoso, vergonhoso foi o comportamento dos adeptos, autênticos selvagens, vândalos à solta querendo certamente linchar o árbitro, se os deixassem eram o que fariam, triste muito triste, incluindo alguns jogadores do Vitória que, de modo nenhum, poderão ser profissionais pois portam-se como zaragateiros de baixo nível (aquele Zequinha que foi agora expulso é um tal que vestindo a camisola de Portugal arrancou das mãos de um árbitro, num Campeonato Mundial de Sub20, o cartão vermelho que este lhe mostrava-como se pode tolerar este comportamento?).

    Deste modo, pareceu-me que o árbitro esteve bem, pelo menos nas expulsões —justíssimas—.
    E nada, nada justifica comportamentos de animais irracionais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Severino, não precisas de pedir desculpa, tens direito à tua opinião.

      Neste texto não utilizei a palavra "vergonhoso", não desculpei, ou seja, nem sequer falei o comportamento dos adeptos (que nestes casos são sempre multidões cegas...).

      Apenas falei do árbitro ter inclinado o relvado, e isso faz-se com apitadelas ao contrário, aqui e ali, algo que vai enervando os jogadores. Faz-se com a expulsão do Semedo (se fosse o Filipe, o Ruben Dias ou o Coates, não eram expulsos, viam - se vissem - o cartão amarelo). Mesmo que o árbitro o pudesse expulsar, segundo as lreis de jogo, trata-se de um lance de disputa de bola, não de uma agressão.

      A única expulsão que faz sentido é a do Zéquinha. Mesmo a do Cádiz é forçada. Se o árbitro tivesse uma coisa que se chama bom senso, não expulsaria o Cádiz, porque o Vitória ficaria, como ficou, com 8 jogadores em campo.

      É um jogo em que as emoções estão ao rubro, pelo que se exige que o árbitro seja mais calmo e ponderado que os jogadores. Que não incendeei um estádio...

      E é bom recordar que antes da expulsão do Semedo o resultado era de zero a zero.

      Eliminar
    2. Ó Luís, saberás tão bem ou melhor do que eu, que o futebol é feito de erros (caso contrário o resultado seria sempre zero a zero), todos erram, os treinadores, os jogadores e, mais do que ninguém, por força das suas atribuições no jogo, os árbitros. No entanto, nada justifica os excessos a que assistimos, e devo acrescentar que já vi arbitragens muito piores do que aquela; a mim, as expulsões pareceram-me de acordo com as leis do jogo. Se os jogadores se limitassem a jogar à bola certamente as mesmas não teriam acontecido.

      Também eu desejo sinceramente que o VITÓRIA se mantenha na 1ª. divisão mas com comportamentos como aqueles a que assisti dificilmente o conseguirá.

      Eliminar
    3. É verdade, Severino. Também já vi arbitragens bem piores, mas nesta ponta final do campeonato têm de se ter cuidados redobrados.

      Até porque as pessoas só vêm o que querem ver...

      Em relação ao zero a zero, felizmente estás enganado. O futebol também é feito de magia, há golos indefensáveis e jogadas cujo talento suplanta os erros defensivos. :)

      Eliminar
  3. E ontem, após a digna, valente e justa do VITÓRIA em Tondela, o capitão de equipa do Vitória veio dar razão aos meus comentários anteriores ao pedir desculpa porque aquilo que tinha acontecido não era o Vitória nem tinha nada a ver com o Vitória, aquelas arruaças do habitual zaragateiro e mal educado Zequinha não podem acontecer com a camisola do VITÓRIA, e realmente parece não ter dignidade nem carácter para a vestir, porque aquele comportamento parece estar-lhe no sangue.
    Com este pedido de desculpas devolveu ao Vitória não só carácter mas dignidade e grandeza a um grande clube que, para a próxima época, continuará na 1.liga.
    E assim se dignifica um emblema histórico!

    ResponderEliminar
  4. (em Chaves...)

    Não conheço o Zequinha ao pormenor, Severino.

    Sei que tem um historial cheio de cartões de todas as cores, mas pode ser um bom companheiro no balneário...

    Esta permanência vale muito, porque quase de certeza que o Vitória é a equipa que gasta menos dinheiro na 1ª Liga (e mesmo assim passa grandes dificuldades...).

    ResponderEliminar
  5. Também só conheço o seu desempenho como jogador mas tenho dúvidas que este Zequinha seja um bom companheiro de balneário já que ao desrespeitar os adversários está a desrespeitar os colegas; não me parece que faça falta ao futebol, pois até tem qualidades para ter feito uma boa carreira se fosse alguém com princípios e regras, a sua formação parece-me muito deficitária. Ainda é jovem mas mas não deve ir muito mais além.
    Saúdo o Vitória e fiquei satisfeito com a sua permanência.

    ResponderEliminar