domingo, setembro 23, 2018

Sexo Coloca Serralves em Alta


O Museu de Serralves está em alta graças à exposição de  Robert Mapplethorpe,  um fotógrafo inglês, excêntrico, que podemos considerar produto do movimento "hippie" e das tendências artísticas que se lhe seguiram, em que a diferença, o choque e a polémica, passaram a ser mais importantes que a chamada "beleza artística".

Muitas das suas fotografias são autobiográficas e exploram a sua vivência homossexual (fotografou amantes, focando os seus órgãos sexuais e também publicitou cenas de sadomasoquismo e bondage). Se hoje continua a não ser um autor consensual, imaginem na época... Sim, ainda  quem fale de pornografia, quando olha para os seus retratos, embora isso seja nitidamente outra coisa.

Mas vamos lá regressar ao Museu de Serralves e às 159 fotografias de Mapplethorpe...

Quando se soube que tinha sido colocada uma área restrita (com acesso apenas a maiores de 18 anos, com as tais as imagens com órgãos sexuais e de sadomasoquismo), houve logo um coro de indignados a falar de uma "decisão censória" da instituição, inclusive o anterior director artístico de Serralves (eu diria que não havia necessidade)...


Talvez tenha sido por isso que o primeiro a "abandonar o barco" foi o actual director artístico, João Ribas (demissão ainda cheia de "nuvens", embora ele tenha sido o principal alvo de todas as críticas...). 

O Conselho de Administração da Fundação de Serralves (onde também "mora" Pacheco Pereira, um dos nossos "paladinos da liberdade") divulgou um comunicado, em que diz praticamente nada, embora tente "lavar as mãos" e dizer que tudo o que aconteceu estava previsto, não proibiu, nem mandou retirar nada, as 159 fotografias foram todas escolhidas por João Ribas, que também é o curador da exposição.

Claro que nos próximos dias deverão surgir mais explicações, de parte a parte. A não ser que Ribas opte pelo silêncio e acabe por ser "réu e vítima" de todo este processo.

O título que coloquei nesta posta, além de ser provocatório, não deixa de ser verdade. A polémica e o objecto desta exposição - especialmente as duas salas onde o acesso é restrito a maiores de 18 anos -, vão levar muita gente curiosa a Serralves, e ainda bem. Vão ficar agradadas com o Museu, com os jardins e por que não, com a exposição, com e sem sexo?

(Fotografia de Robert Mapplethorpe - Patti Smith, sua companheira e musa inspiradora)

6 comentários:

  1. Quase sempre há que ter bom senso…
    Um abraço, meu amigo Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este caso é tão contraditório, que se percebe que alguém está a mentir, Graça.

      E sim, bastava bom senso para se evitar tudo isto, embora seja bom para o "negócio" /grande publicidade da exposição...).

      Eliminar
  2. Luís, julgo fazer parte da minoria que se manifesta (embora possa não estar em minoria ;) e se estiver em minoria, também não faz mal nenhum) que acha não ser estranho a colocação do aviso na tal sala. (Pelo que se diz do teor das fotos lá expostas; pois, não vi a exposição.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foco sobretudo a "trapalhada publicitária", e o facto de alguém estar a mentir, Isabel.

      Em relação à separação das fotos e do respectivo aviso, acho bem. Mas já não concordo nada com a proibição de entrada a menores de 18 anos. É apenas uma exposição de fotografia.

      Eliminar
    2. Também me referia ao aviso. Aliás, não tinha interpretado que se tratava de proibição.

      Eliminar
    3. Agora já não é proibido (substituíram a placa...), os menores podem entrar com os pais ou encarregados de educação, Isabel.

      Eliminar