terça-feira, setembro 18, 2018

A Perda de Identidade...


Quando mudamos de país, é natural que com o passar do tempo, acabemos por ficar "aculturados". Só se vivermos num "guetto" é que conseguiremos resistir ao "novo mundo" que nos rodeia.

Esta evidência transporta aspectos positivos e negativos, como quase tudo na vida.

Falámos disto enquanto bebíamos café, porque um rapaz de cor escura, na mesa ao lado, vestido de fato completo e gravata, era completamente ocidental.

Quase ao jeito de anedota, o Carlos disse que já não havia pretos como antigamente, vestidos com roupas garridas e sem nunca prescindirem da companhia de uma máquina fotográfica ao peito, rádio numa mão e bicicleta noutra.

Sorrimos todos.

Foi então que a Rita disse que uma boa parte dos africanos deveria continuar a gostar destas coisas, mas como o olhar dos outros é muitas vezes castrante e olham-se ao espelho antes de sair de casa...

Eu abanei a cabeça e disse que sim. Acredito que muitos dos que nasceram em África, tal como aqueles que se orgulham das suas origens, continuam a gostar das cores vivas, da música, que quase lhes corre no sangue, e até da magia da fotografia...

O rapaz  da mesa ao lado provavelmente nasceu por cá e foi educado como se fosse um de nós. Ou seja, apesar da tonalidade da pele, é um europeu... nem sei se neste caso possa falar de perda de identidade.

(Fotografia de Luís Eme)

2 comentários: