terça-feira, outubro 04, 2016

Quando te Sentes um Estorvo...


Ontem ao almoço tive conhecimento de um drama, que deve ser mais comum do que se pensa no nosso país. Mas como andamos quase todos distraídos com as redes que dizem ser sociais, o mundo real começa a passar-nos ao lado...

Um homem com pouco mais de cinquenta anos colocou termo à vida, provavelmente sem mais forças para lutar contra os inúmeros problemas que lhe surgiam todos os dias, graças ao flagelo do desemprego prolongado.

Desistiu porque se devia sentir um estorvo, até para a própria família, da qual deve ter sido durante anos e anos o principal sustento.

Optou por dar um grito de revolta, surdo, que no mínimo deve fazer pensar todos aqueles que o conheciam de perto e que andaram demasiado tempo distraídos...

(Fotografia de Bror Johansson)

8 comentários:

  1. Gosto muito desta fotografia.

    Luís, que o desemprego é um problema preocupante, é. Como sabes, estabelecer uma relação de causalidade entre um problema (este ou outro) e a prática do suicídio pode ser perigoso. Calculo que a alusão tenha sido a de fazer notar o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo qualquer problema em fazer esta ligação, Isabel.

      Neste caso particular foi o desemprego que contribuiu para toda uma vida se desmoronar...

      Há pessoas mais frágeis que outras, embora eu pense que o suicídio não é um acto de cobardia.

      Eliminar
  2. Verdadeiramente doloroso!! Lembro-me tantas vezes de um miúdo de dez anos que andou lá pela "minha" escola e que se portava muito mal nas aulas. Vinha de castigo para o CD para junto de mim. E um dia disse-me: «Ninguém me quer! A minha m~e está com o namorado e o meu pai está lá com a namorada...» E ele, pobrezinho, sentia-se um estorvo, uma coisa a mais...

    Nunca me esqueci dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. provavelmente será sempre uma pessoa marcada por essa infância, sem amor próprio, Graça...

      Eliminar
  3. há sempre paraíso oculto atrás de mil portas....


    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas às vezes entra-se na porta errada, Margoh...

      Eliminar
  4. dramas que nos passam ao lado
    mas tantos dramas escondidos que nem fazemos ideia
    muito desolador

    :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos só sabemos deles, tarde demais, Piedade...

      Eliminar