domingo, setembro 25, 2011

Justificar o Injustificável


No dia 24 de Agosto foi à avenida Defensor de Chaves renovar o B.I., que agora passa a ser o "completo" cartão do cidadão.


Estamos a 25 de Setembro e nem sinal de aviso que ficaram de me enviar para casa, para o levantar.

A senhora que me atendeu disse que ele poderia demorar mais do que uma semana por estarmos em Agosto e haver mais pedidos de renovações que o normal. Entretanto passou um mês e um dia.

O mais curioso é que se eu em vez de ter pago quinze euros, tivesse pago trinta (casos urgentes), tinha o cartão em dois dias.

É mais um sinal do estado do nosso país, parece que acham quinze euros um ninharia para a renovação de um cartão, pelo que só têm atenção para quem desembolsa o dobro. É mais um sinal do poder do dinheiro...

Nada melhor que umas "aldrabas" para ilustrar a "posta".

4 comentários:

  1. não fazia a mínima ideia de que ainda vigorava essa norma. e "untares" as mãos a um funcionário?!

    ResponderEliminar
  2. Inconvenientes de cidade grande. Na Baixa da Banheira o meu levou uma semana e não pagámos urgência. Mas acontece em muitos lados esse pedido de urgência. Há 4 anos atrás precisei de uma licença da Câmara e tinha pressa. Fui à Câmara do Barreiro, onde moro, e disseram-me que só 15 dias depois. A alternativa era pagar urgência e estaria pronta no dia seguinte. Uma senhora que ouviu a conversa disse-me. Vá à Câmara da Moita que é muito mais rápido.
    Apanhei a Camioneta para a Moita e lá fui não muito convencida. Pois não é que me mandaram esperar um pouquinho e me deram a licença na hora? Fiquei parva e a pensar se as leis são diferentes de município para município. Mas a verdade é que o meu irmão aconteceu-lhe o mesmo e outras pessoas daqui vão à Moita tratar de licenças várias.
    Um abraço e... paciência.

    ResponderEliminar
  3. essa e outras, Maria.

    por mais estranho que possa parecer nos dias que correm, nunca precisei de "untar" as mãos a nenhum funcionário, nem espero vir a fazê-lo.

    embora o amanhã seja sempre uma caixa de surpresas. :)

    ResponderEliminar
  4. não eram, Elvira.

    nunca tratei do BI em Almada por demorar quase um mês, enquanto em Lisboa, bastavam dois, três dias...

    ResponderEliminar