quinta-feira, outubro 21, 2010

A Janela da Casa de Jantar...

Eu fui assim, olhei muito o mundo pela janela da nossa casa de jantar, principalmente de Inverno.
Era pequenote mas lembro-me bem daquele espectáculo, de quando o tempo ficava péssimo e eu era proibido de sair para a rua.
E como a nossa rua era perigosa nesse Inverno longínquo do meu contentamento, ainda sem alcatrão...
Quando chovia as estradas de areia e barro do Bairro dos Arneiros, onde cresci, ficavam transformadas num autêntico lamaçal...
Um dos meus prazeres era ficar ali, a ver os poucos carros que passavam, a "pintarem" de castanho as pessoas que passavam, que barafustavam com os condutores, embora fosse impossível circular sem dar banho a quem se cruzava no caminho...
As pessoas encharcadas caminhavam aos ziguezagues e aos saltos, numa tentativa de fintar as poças da tal água castanha, enquanto eu as olhava como se estivesse a ver um filme, sem pensar no seu mau estar e na necessidade de terem de sair para a rua, para ir às compras ou para o trabalho...

O óleo é de Denis Ithikovkin.

12 comentários:

  1. Gostei do texto e do óleo (e é incrível a adequação que se encontra aqui entre os textos e os quadros :)
    beijinho

    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Enquanto aprecio a tua prosa… vou-me “educando” com os quadros. : )

    ResponderEliminar
  3. Assim poderia começar um livro... belo mote que imediatamente agarra o leitor. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. achei uma coisa estranha ao ler o teu belissimo texto, é como se fosse eu por detrás da janela.

    um texto tão bonito...que dá gosto reler.

    a tela muito bem escolhida.

    um beij

    ResponderEliminar
  5. Tão aborrecido chegar depois que tudo já foi dito. :)

    Lindamente escrito e amei o óleo.

    Beijos, Luis. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. mas isso deve fazer parte de qualquer "post", o casamento (perfeito ou não) entre a imagem e o texto, Gábi.

    normalmente escreve directamente para o "blogue" e escolho uma imagem de acordo com o que vou escrever.

    outras vezes (muito menos, claro), escolho uma imagem e faço a respectiva legenda. isso acontece mais com fotografias.

    ResponderEliminar
  7. além de gostar muito de escrever, gosto muito de pintura, Catarina.

    tenho alguns amigos artistas plásticos e fotógrafos a quem faço muitas perguntas, para perceber melhor as coisas...

    ResponderEliminar
  8. deste-me uma bela dica, Helena.

    é realmente um bom começo para um livro de memórias da minha infância que já tem várias estórias...

    ResponderEliminar
  9. somos muitos os que olhamos (ou olhámos) o "mundo" pela janela, Piedade...

    e ainda bem que gostaste.

    ResponderEliminar
  10. também gosto muito.

    e nunca chegas tarde, Cris...

    ResponderEliminar