domingo, outubro 10, 2010

A Minha Barbearia

Embora não seja um freguês muito assíduo, pois corto o cabelo quase de três em três meses, frequento uma barbearia especial - aliás, estes espaços são quase todas especiais -, onde quem me corta o cabelo é uma mulher.

Enquanto ela faz desaparecer a "trunfa", conversamos sobre isto e aquilo. Desta vez achei-a mais calada que o costume, foi então que procurei satisfazer a minha curiosidade, com uma pergunta que poderá ser entendida quase como "sexista": como é que ela tinha ido parar ali, aquele reduto tradicionalmente masculino.

Ela, com a sua simplicidade contou-me que já estava ali há dezassete anos, e que antes trabalhara num cabeleireiro de senhoras, mas por necessidades financeiras teve de arranjar um outro trabalho, onde fosse mais bem paga.

Depois falámos da diversidade de ambientes existentes num cabeleireiro e numa barbearia, e claro, das diferenças mais nítidas entre os homens e mulheres, o género de conversas, as exigências, as intrigas, etc.

Fiquei a saber, entre outras coisas, que os homens são mais exigentes e chatos que as mulheres em relação ao corte e penteado. E esta?

Foi então que entrou um daqueles homens que nós tradicionalmente chamamos de "molheres", que adoram falar da vida dos outros, com pormenores que inquietam qualquer pessoa.

Mal ele sonhava que tínhamos acabado de falar do "género" e que nos fez sorrir com cumplicidade...

O óleo é de Leone Holzhaus.

6 comentários:

  1. O mais curioso é que o meu cabeleireiro é um homem, e gosto.

    Embora ele seja uma autêntica "molher" (não conhecia essa.

    (tanta memória para ler, falta-me é tempo. gosto muito do teu largo, depois das obras, ficou melhor que Almada)

    beijinho Luís

    ResponderEliminar
  2. largo de boa memória !

    Sempre interessante
    sempre aconchegante

    sempre ...



    beijo, bom dia

    ResponderEliminar
  3. desde que seja competente, como a minha "barbeira", Alice...

    ResponderEliminar
  4. fiquei a saber que os homens são mais chatos nessa coisa dos cortes de cabelo, confesso que não fazia a minima ideia, sempre acheu que nós mulheres é que eramos.

    um abraço

    ResponderEliminar
  5. também foi novidade parea mim, Piedade.

    mas depois lembrei-me daqueles fulanos que usam pente no bolso das calças e que utilizam todos os espelhos e vidros disponiveis para segurar o penteado...

    ResponderEliminar