domingo, outubro 03, 2010

O Filme do Desassossego

Se há um filme que quero ver, é o "Filme do Desassossego" de João Botelho.
Tenho uma grande curiosidade em ver o que o realizador fez deste livro.
Pessoa escreveu nas suas páginas: «[...] Cheguei hoje, de repente, a uma sensação absurda e justa. Reparei, num relâmpago, aquilo onde supus uma cidade era um plaino deserto; e a luz sinistra que me mostrou a mim não revelou céu acima dele. Roubaram-me o poder ser antes que o mundo fosse. [...]»
João Botelho disse à "Ipsilon, a 24 de Setembro", algumas coisas sobre o filme. Escolhi estas:
«"O Livro do Desassossego" não é um livro definitivo, é um livro aberto.»
«O filme são fragmentos em série, tal como a escrita de Bernardo Soares.»
«Quis mudar a geografia de Lisboa porque Pessoa foi o maior viajante do mundo sem nunca ter saído da cidade.»
E tal como ele também tenho pena, mas:
«Desapareceu a ideia da sala escura, a dignidade do espectáculo.»
Vejo pelos meus filhos, que não conseguem separar as pipocas dos filme que vêem numa das salas dos centros comerciais...

8 comentários:

  1. é um livro que releio com frequência. vou abrindo a meio das páginas e sorvendo :) também gostava de ver o filme. um grande beijinho, luís*

    ResponderEliminar
  2. Ah, Luis, nem calculas como o raio das pipocas me tem afastado de tantas salas de cinema...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. é um livro especial, que se pode ler detrás para a frente ou da frente para trás, Alice...

    acho que vou gostar do filme.

    ResponderEliminar
  4. acho que já me habituei (ou fui habituado com os meus filhos, pois quando vou às salas de cinema é com eles, Ana.

    ResponderEliminar
  5. Também tenho muita curiosidade.

    E tenho gostado de ler o João Botelho, da coragem como ele fala do cinema de hoje

    ResponderEliminar
  6. tb quero ver ou queria
    pq só no ccb? pq ñ num cinema perto de nós? elitista???selectivo?? se assim for ñ gostei

    ResponderEliminar
  7. será num cinema perto de nós, Ivone. terás é de estar atenta durante a "tourné", que será feita por todo o pais, mas afastada do "cinema-pipoca".

    o selectivo, ser apenas na tentativa de fazer regressar o "cine-clubismo", com conversa e tudo, depois ou antes do filme...

    ResponderEliminar