sábado, junho 03, 2023

"O Planeta Ronaldo" continua a dominar a Selecção


Quando as pessoas ocupam um novo cargo, devemos-lhe alguma condescendência, quanto mais não seja por estas ainda estarem a "conhecer os cantos à casa".

Só que por vezes, logo nos seus primeiros discursos, descobre-se ao que vêem. Isso percebeu-se com alguma nitidez quando só faltou ao novo seleccionador de futebol dizer-nos: "não se preocupem, que eu não vou mudar os 'cantos à casa', a equipa que joga continua a ser Ronaldo e mais dez".

Se o faz por uma questão de sobrevivência, é no mínimo triste. Se o faz por ter problemas de carácter, a história ainda é pior.

Pensava que com a chegada de um novo seleccionador, entrava-se num tempo novo, colocando todos os jogadores no mesmo patamar, acabando com as histórias de existirem "donos da selecção", ou que esta não passava do "clube dos amigos do ronaldo".

Infelizmente o seu começo diz-nos o contrário. Mudou-se o nome do homem, mas continua tudo igual.

Não sei se o João Mário conseguiu colocar o "dedo na ferida". Mas o exemplo que deu, para justificar o seu abandono, é contundente. Quando se está na melhor forma de sempre e só se entra no último minuto de um jogo "quase a feijões" (estamos a falar de um jogador com mais de 50 internacionalizações e não de um estreante...), percebe-se que aquele não é o nosso lugar, que aquela não é a nossa selecção. E embora seja benfiquista, também continuo a não perceber como é um jogador como o Pedro Gonçalves, continua a não ser escolhido para os 25 ou 26...

Tudo isto para dizer que gosto pouco do discurso de pessoas como o senhor Martinez, que tentam agradar a gregos e a troianos.  E tem sempre uma "resposta para tudo" na manga, "politicamente correcta" (como convém...), para justificar as suas opções.

A sorte dele, é ter alguns dos melhores jogadores do mundo. E como já se percebeu, ele não é de "inventar muito", pelo que o difícil é não ter sucesso.

Mas é triste que a selecção continue a não ser "de todos nós"...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


12 comentários:

  1. Cristiano Ronaldo é talvez o maior jogador de futebol de todos os tempos (estou a falar a nível do futebol mundial).
    CR7 já deu tanto ao futebol português que enquanto jogar futebol terá, na minha modesta opinião, e pelo que ele representa, de ser convocado para a selecção, nem que seja para estar junto da equipa ou nem que seja para jogar dez minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é contra isso que eu estou, Severino.

      Agradeço tudo o que o Ronaldo fez. Se não foi o melhor, foi um dos três melhores do mundo de sempre. Mas até por isso não deve ser convocado "por favor".

      A Selecção é para os melhores, não deve ser prémio de consolação para ninguém, muito menos "almofada" para o aumento de recordes do mundo

      Eliminar
  2. Pedro Gonçalves será convocado quando estiver a jogar noutro clube que não o SPORTING!
    João Mário raramente era convocado quando estava a jogar no SPORTING -era muito lento-....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presente é que conta. O João Mário foi um dos melhores do Benfica campeão, Severino.

      Eliminar
    2. (não percebi que estavas a valorizar o João Mário do Sporting...)

      Eliminar
  3. O CR7 é o que mais vende. É a cara da seleção portuguesa a nível mundial... ainda. Quando um outro nome o possa substituir, então, sim, que se dê a oportunidade a esse outro jogador. Ronaldo estará sempre na linha da frente. Mesmo que não jogue... até outro ultrapassar os seus (de Ronaldo) feitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que a forma como se comportou no Mundial, devia fazer com que o colocassem no sítio, Catarina.

      Deviam dizer-lhe que ele na selecção era um jogador como outro qualquer (e é...), e que ainda tinha mais responsabilidade, pois é o capitão. E se não concordasse com isso, ficava na Arábia...

      Tenho algum receio que ele provoque mau ambiente na selecção.

      Eliminar
  4. Obviamente que o presente é que conta; e quando estava no SPORTING não prestava? Só agora, aos 30 anos, é que é bom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que prestava, Severino.

      É muito estranho a forma como olham para os jogadores do Sporting (o Pote é o exemplo maior), desde os tempos do Palhinha, que sempre achei o nosso melhor médio defensivo (parece que nisso o Martinez está a acertar...).

      Esta de irem buscar um defesa esquerdo que quase ninguém conhece e não convocar o Nuno Santos é de bradar aos céus...

      Eliminar
  5. São situações que não entendo e, embora não queira acreditar, até parece que poderão andar aqui manobras de empresários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fiz jornalismo desportivo, percebi que no futebol era tudo pior do que se podia imaginar, Severino.

      Qualquer dia o "guarda Abel" é quase uma personagem de banda desenhada e o Pinto da Costa um cidadão acima de qualquer suspeita... mesmo que o seu retrato mais fidedigno seja o que foi traçado pelo presidente do Sporting.

      Eliminar