terça-feira, junho 27, 2023

O hábito de se abreviarem palavras...


Há já algum tempo que se poupa nas palavras. 

Sei que a velocidade com que se comunica hoje, graças às populares mensagens, ajuda a que se abreviem muitas palavras. Mas como acontece em quase tudo, também existe alguma preguiça, tão natural no ser humano.

Um dos efeitos mais visíveis desta "poupança" é o empobrecimento do nosso vocabulário. Apesar da sua formação superior, é normal que os meus filhos, quando escutam uma palavra menos usual, me perguntem o seu significado...

Mas nem era sobre isso que queria falar. Hoje quando me perguntaram a data de nascimento, em vez de só falar de números, como de costume, substitui o 9 pelo Setembro.  

E soube-me tão bem dizer Setembro! Soou-me tão bem sentir a palavra que indica o mês em que nasci!

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


6 comentários:

  1. Nunca me lembraria de dizer, verbalmente, a data do meu nascimento em números. Não temos esse hábito - o “pessoal” com quem convivo. ; )
    Pensei que te ias referir às mensagens, aos textos por telemóvel. Detesto quando usam o k em vez de q, o tá, em vez de está, e outras “modernices/idiotices” semelhantes. Até mesmo em inglês, por vezes tenho de pesquisar para ficar a saber o que as abreviaturas querem dizer, quando as leio em qualquer outra plataforma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo muitas vezes, Catarina. Por isso é que estranhei dizer Setembro...

      Eliminar
  2. Só muito raramente uso abreviaturas.
    Alinho com a Catarina, não suporto esses "idiotismos" linguísticos e às vezes usados por gente com formação superior.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente também não uso abreviaturas, Rosa. Eu é que misturei um pouco as coisas, pois um número não é uma abreviatura. :)

      Eliminar
  3. Quanto muito suporto o OK (que poderá até considerar-se já, uma palavra sem pátria).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há palavras das quais não conseguimos fugir, como o ok, estão institucionalizadas, Severino. :)

      Eliminar