segunda-feira, novembro 11, 2019

O Nosso São Martinho


Dois amigos que estavam a meu lado durante o almoço transformaram a refeição num quase "duelo de palavras". Por vezes mais acesas, ao ponto de um dos nossos "moderadores" tentar - sem sucesso - colocar ordem na mesa, com o argumento de estarmos a incomodar a vizinhança.

Mas percebia-se que a vizinhança até estava a gostar daquele "teatrinho", tal como nós.

Foi quando o Chico lembrou o Carlos que era dia de São Martinho e perguntou-lhe se não havia umas "castanhitas para a malta".

Ele ficou um pouco surpreendido e desarmado com o pedido. M o que é certo, é que depois de nos trazer os cafés, apareceu com dois pratos de castanhas cozidas e um jarro de água-pé.

O Chico quase que nos segredou que o Carlos devia ter ido comprar as castanhas no mini-mercado ao lado, só para que festejássemos o São Martinho na sua "casa".

É por estas pequenas coisas que gostamos de almoçar no "Olivença"...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)

2 comentários:

  1. O nome do restaurante lembra-me os nossos vizinhos e o embróglio em que estão metidos se não arranjarem uma geringonça decente!
    Lembra-me ainda que Olivença é nossa! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos tempos actuais, só mesmo um povo como o nosso, demasiado perseverante - "aguentamos quase tudo" -, é que foi, e é, capaz de segurar uma gerigonça, Rosa.

      Além de sabermos o que não queremos (a resposta dada à direita tradicional foi inequívoca), fingimos não ver o Costa a varrer os "problemas" para "debaixo do tapete"...

      Olivença é a terra do Sebastião...

      Eliminar