segunda-feira, agosto 13, 2018

Defender e Pensar o País (sem a demagogia do costume)...


Não há nenhuma área em Portugal, que não tenha sempre grandes especialistas, capazes de defender o indefensável e dizer as maiores asneiras, com o maior desplante do mundo.

Agosto, para não fugir à regra, é o tempo dos especialistas em "incêndios"...

Quase todos sabemos que os eucaliptos só tem uma vantagem, crescem rapidamente e se forem bem protegidos e limpos, poderão dar um bom lucro aos seus proprietários.

É por isso que ocupam tanto espaço nas nossas florestas.

De resto, tem efeitos nocivos para os solos (é verdade que "secam" tudo à sua volta...) e são mais perigosos em caso de fogos, que outras árvores, devido às projecções que lança a largas de dezenas de metros com a ajuda do vento.

Claro que a principal causa dos incêndios é o abandono das matas (transformadas em matagais...), que ao não serem limpas, se tornam inacessíveis e autênticos "barris de pólvora". E aqui, estão todas as árvores em pé de igualdade, embora os homens que andam no terreno a apagar fogos, continuem a dizer, que nas áreas com eucaliptos, a propagação dos fogos é muito mais rápida...

Mas bom era que os especialistas se entendessem, de uma vez por todas, porque mais importante que a sua "razão", são as nossas florestas e as nossas aldeias, vilas e cidades...

(Fotografia de Luís Eme)

Sem comentários:

Enviar um comentário