quinta-feira, setembro 28, 2017

A Identidade (ou falta dela) dos Espaços...

O prédio onde moro tem menos de  20 condóminos, mas nos últimos tempos está a viver uma realidade nova. Depois de anos e anos em que os moradores eram os próprios donos das casas, agora vive o fenómeno do aluguer, da rotatividade das pessoas, ao ponto de termos a sensação de encontrar quase todos os dias gente nova a entrar e a sair do edifício, sem sabermos a  que fracção pertencem.

Esta nova identidade do prédio tem quase sempre mais contras que prós, porque a maneira de olhar para as pequenas coisas é completamente diferente. Por norma o dono de um apartamento tem um cuidado que os inquilinos normalmente não têm, desde o manter a porta da rua, aberta ou fechada, ao uso do elevador, passando pelo ruído nas escadas, há uma falta de sentido de posse que altera tudo... 

E claro, deixa de haver o tratamento de aldeia e de bairro, são quase todos "autómatos", que não conhecem palavras tão simples como o dom dia ou o boa tarde.

(Fotografia de Luís Eme)

6 comentários:

  1. Luís, há um "detalhe" que faz muita diferença: quando se é em simultâneo proprietário e inquilino, embora em tempos diferentes, claro.

    ResponderEliminar
  2. Como eu te entendo...
    É que é mesmo assim como está no texto.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo continua a ser um lugar estranho, Piedade. :)

      Eliminar
  3. Pois. Está a acontecer o mesmo no meu prédio,
    Abraço

    ResponderEliminar