quinta-feira, agosto 13, 2015

Escrever com as Mãos num Livro e com um Pé no Chão e Outro na Lua


Isto de escrever, entre outras coisas, tem a sua piada. Por exemplo ontem, quando comecei a escrever, não tinha pensado em dar um exemplo concreto de uma das muitas pessoas que "se julgam maiores do que são".

Queria sim dizer que a escrita é de todos os que gostam de escrever (sem se estar refém dos critérios de qualidade ou da publicação de livros), mesmo que muitos não tenham estudos superiores.

Claro que quando estudamos, estamos sempre em aprendizagem e a escola é fundamental para o nosso crescimento intelectual. Mas há muitas outras formas de aprendizagem no mundo. A chamada "escola da vida" também é essencial para o nosso crescimento intelectual e social.

E como disse ontem, não há escolas que ensinem a contar histórias no papel (mesmo que existam por aí muitos cursos de escrita criativa...).

Normalmente a escrita está intimamente ligada à leitura. É por isso que quem gosta de escrever deve ler muito (esta sim, é a melhor "escola" dos escritores...). Sem darmos por isso vamos interiorizando a forma de escrita com que mais nos identificamos, ao mesmo tempo que nos vão surgindo acontecimentos que se passaram connosco ou apenas fruto da nossa imaginação (que quase sempre não têm nada a ver com o conteúdo do livro que estamos a ler...), que sentimos que podem dar uma boa história e nos levam à procura de uma folha em branco e de uma caneta.

O mais importante é termos sensibilidade suficiente para pararmos em qualquer lugar e ficarmos a olhar para o "mundo", mesmo que pareçamos maluquinhos - e é o que somos, não pensem que esta compulsão para a escrita é muito normal -, e inteligência. Sim, inteligência para nos olharmos ao espelho e percebermos quem somos e o que queremos.

O óleo é de Javad Azarmeh.

2 comentários:

  1. "que quem gosta de escrever deve ler muito (esta sim, é a melhor "escola" dos escritores...)". Também é a minha opinião...
    Um abraço, Luís.

    ResponderEliminar
  2. Ler muito, e ser boa observadora do que me rodeia, tem sido a minha escola, já que outra não tive.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar