terça-feira, agosto 11, 2015

A Mulher das Perguntas Estranhas


Não sei porque razão ela me perguntou, quem eram os meus amigos.
Fiquei a pensar, agarrado apenas a uma mão.

Disse que eram poucos, cabiam quase apenas numa mão. E eram todos pessoas simples. Era muito confortável não ter um único amigo famoso. Só conhecidos, e poucos...

Ao fazer as contas, percebi que eram todos mais velhos que eu. E sempre foi assim.

Não sei se tem a ver com o facto de desde sempre ter amigos mais velhos que eu. Como o meu irmão era apenas mais velho que eu dois anos, os amigos dele acabaram por ser também os meus grandes amigos de infância.

Com um sorriso acrescentei que se chegar a velho, é possível que as coisas mudem...

Foi então que ela quis ir mais longe e saber se eu tinha outra explicação, passando por cima da infância. Eu fiquei algum tempo a pensar e depois disse que tinha que ver com as culturas e com o jornalismo. O jornalismo permitiu-me conhecer algumas pessoas extraordinárias, assim como as culturas. Não tive a sorte de conhecer ninguém da minha geração com quem mantivesse uma relação de proximidade e de amizade. Depois dei por mim a dizer que as pessoas com mais idade estão mais disponíveis para manterem relações de amizade sólidas e com maior cumplicidade, que a gente nova.

Uma das razões porque gosto de conversar com a "Mulher das perguntas estranhas", é ela fazer-me pensar, forçando-me quase a olhar para trás e também para dentro de mim...

4 comentários:

  1. é tão bom quando alguém nos faz olhar para dentro, tantas vezes descobrindo-nos a nós mesmos.
    boa noite, Luís :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. É sempre bom questionarmos-nos, Ana. :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. É importante ter alguém assim. Que nos faça olhar para dentro de nós.
    Um abraço

    ResponderEliminar