quinta-feira, maio 03, 2012

Deslumbramentos...


A palavra deslumbramento tem tanto de bonita como de perigosa. Basta dizer que "navega" entre a ilusão e a desilusão...

Nunca fui muito de deslumbramentos (provavelmente por medo...), nem nunca vivi (nem vivo) muito iludido com as coisas, apesar de ser optimista por natureza.

E se há coisa que detesto é que me "passem a mão pelo pelo", que digam coisas que eu sei que não sou, que me tentem "levantar ao ar e aproximar da lua", quase sempre por "razões que a razão conhece"...  

Como me olho ao espelho todos os dias, sei que não sou aquele que me querem pintar. É nestes momentos que descubro que sou muito terra a terra e que não preciso de palcos para ser feliz. 

Claro que isto também tem o seu "lado negro", há sempre alguém à nossa beira, preparado para aproveitar uma boleia e subir por nós acima, deslumbrado por qualquer coisa que não vislumbramos...

O óleo é de Avetis Khachatryan.

14 comentários:

  1. Conheces gente importante mas és tão modesto.

    (Não tens pena de ser assim?)

    ResponderEliminar
  2. Deslumbrada, eu já me senti e sinto. Perante a natureza, perante o riso de um bebé, ou uma saída da minha neta que já não é propriamente um bebé mas que só conta 3 anos.
    Perante as pessoas nunca assim me senti.
    Bajulação não aprecio. E carregar outros nas costas não corro esse risco, não tenho valor para isso.
    Gostei da sua frontalidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. é uma das palavras que mais me inspira, luís:) um beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Como é bom aceitarmo-nos como somos. E não querermos parecer o que não somos. Nada nos protege mais de equívocos.

    Beijinho, Luís

    ResponderEliminar
  5. Belo texto, Luís! Tão sincero, tão franco. Que bom que fôssemos muitos assim!

    Detesto deslumbrados/as!

    ResponderEliminar
  6. Gosto da forma como escreves e das palavras enxutas de que te serves.

    ResponderEliminar
  7. que texto bonito!
    eu também nao sou de deslumbramentos, e também não gosto muito dos palcos a que te referes.
    um beij

    ResponderEliminar
  8. pois, há deslumbramentos e deslumbramentos, Elvira. :)

    ResponderEliminar
  9. nem mais, Virgínia.

    (o "deslumbramento" que motivou a crónica acabou por dar direito mesmo a má figura da "deslumbrada", com troca do nome das pessoas, pés, pelas mãos, etc)

    ResponderEliminar
  10. este texto foi mais pessoal que o costume, Graça, porque precisei de desabafar.

    felizmente o blogue também serve para isso.

    infelizmente as pessoas continuam a surpreender-nos, quase sempre pela negativa.

    o pior é saber que vai ser assim pela vida fora.

    ResponderEliminar
  11. são as que me aparecem mais próximas daquilo que sinto, Helena.

    ResponderEliminar
  12. parece que somos parecidos, Piedade. :)

    ResponderEliminar