domingo, dezembro 07, 2025

A "cegueira ideológica" dos liberais...


A cegueira ideológica está a atingir níveis impensáveis, tanto dos políticos que nos governam como de alguns jornaleiros, que inventam narrativas e um país que nunca existiu.

Quando li o que um sujeito chamado Ricardo S. Ferreira escreveu no Diário de Notícias, fiquei na dúvida de ele estava a querer enganar-nos, ou se estava a enganar-se a ele próprio. Provavelmente, era as duas coisas...

Quando alguém é capaz de escrever: «Quando o candidato presidencial comunista afirma, num debate, que o liberalismo são "ideias mofas do século XIX", o escândalo não é a sua mentira. Afinal, o comunismo vive da mentira, de reescrever a história. O escândalo é a tirada passar incólume. Mas isso tem uma explicação: nesta sociedade, quase todos os jornalistas inclusive, foram "educados" na mesma escola ideológica que ele.»

O que disse António Filipe, pouco me importa. O que me interessa é a parte final, quando este jornaleiro "explica" que quase todos os jornalistas foram "educados" na mesma escola ideológica que ele, ao ponto de falar da facilidade destes em recitar o "Manifesto Comunista". 

Sei que agora é normal mentir, com todos os dentes ou apenas com metade, na televisão, nos jornais, etc. Mas há limites (ou pelo menos devia haver...).

Em cinquenta anos de democracia, fomos governados apenas pelo PSD, PS e CDS, que não têm nada de socialistas. São eles que têm alimentado o famoso "polvo", que faz com que o líder do Chega, diga, à boca cheia, que temos vivido 50 anos de corrupção. Se nunca fizeram as reformas necessárias, foi por falta de competência técnica e por falta de vontade (o mais importante continua a ser ganhar eleições e não em tornar o nosso país mais competitivo e economicamente mais viável), nunca por questões ideológicas, muito menos "socialistas".

Esta governação social democrata reflectiu-se em praticamente tudo, desde a saúde à educação. Nunca existiram "ilhas" (os Açores e a Madeiras não contam nesta "aritmética").

Talvez o senhor Ferreira ache que tanto Mário Soares como António Guterres ou António Costa, são uns "perigosos marxistas" (não vale a pena colocar Cavaco Silva na equação embora este tenha sido primeiro-ministro durante dez anos)...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


Sem comentários:

Enviar um comentário