terça-feira, agosto 15, 2023

Regresso ao meu 15 de Agosto da infância...


A minha primeira memória do 15 de Agosto é a Feira das Caldas, que na minha infância se realizava na Mata da Rainha.

Eu sei que era pequeno, mas tudo aquilo continua enorme dentro da minha memória ...

As ruas várias cheias de barracas onde se vendia um pouco de tudo. Lembro-me do vendedor de roupa, a novidade da época eram os "cobertores eléctricos". Eles faziam leilões, parece que ainda os estou a ouvir, "aí vai uma, vão duas, duas e meio e três (mas numa versão mais lenta). E o cobertor vai para o senhor de chapéu e gravata azul. Parabéns amigo, fez uma óptima compra". E assim que mudava de artigo começava novo leilão... Lembro-me também das farturas. A mãe comprava sempre uma dúzia, que comíamos quando chegávamos a casa com chá ou café.

Mas a parte que gostava mais era o local onde se concentravam as diversões que se instalavam no campo de futebol do Caldas (a equipa tinha de treinar noutro lugar...), o circo, os carros de choque, o carrocel, o poço da morte. Foi ali, com toda a certeza, que vi os primeiros palhaços, os primeiros trapezistas e afins...

Podia ter-me dado para pior, mesmo que a Mata da Rainha continue a ser um lugar cheio de memórias.

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


4 comentários:

  1. Também tive um 15 de agosto parecido, Luís.
    Crescemos e as coisas diminuem...

    Iris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Iris.

      crescemos e a dimensão das coisas fica diferente. :)

      Eliminar
  2. Recordo-me das feiras, mas não necessariamente nesse dia. Nem me lembro quando se realizavam, lembro-me, sim, dos carros de choque que adorava conduzir. Mais tarde, o instrutor de condução chegou a perguntar-me se eu já tinha conduzido antes. Sim, respondi, carros de choque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as terras tinham as suas feiras anuais, que eram um acontecimento local, Catarina.

      Pois é, todos começámos a conduzir aos choques. :)

      Eliminar