terça-feira, julho 13, 2021

As Ruas Pouco Turísticas Continuam Quase sem Gente...


Um ano e alguns meses depois do início da pandemia, ainda não foi possível devolver a normalidade às ruas. É notório que uma boa parte das pessoas continuam a passar mais tempo em casa que fora dela. 

No começo da Primavera a esperança voltou. Durante um curto espaço de tempo, quase todos sentimos que as coisas estavam a mudar, para melhor. 

Mas quando se anunciou o fim do confinamento e se começaram a abrir as fronteiras e os aeroportos... (quase com passadeiras estendidas e vénias para quem chegava de fora,  dos próprios governantes locais e nacionais...), talvez se estivessem a saltar etapas a mais, por causa da "economia"...

O que me fez mais confusão foi a forma displicente como as autoridades policiais responderam aos exemplos dos primeiros visitantes, no Porto e em Albufeira. Todos assistimos através da televisão aos "amontoamentos" de ingleses, que descuravam dois dos cuidados básicos da pandemia: o distanciamento e o uso de máscara. 

Esta quase "fechar de olhos" repetiu-se de Norte a Sul. Sei o que digo porque mais de 90 por cento dos estrangeiros com quem me tenho cruzado nas ruas, não usa máscara, nem mesmo no queixo, nem se preocupa com o distanciamento devido. É por isso perfeitamente normal que estes maus exemplos começassem a ser seguidos, especialmente pelos jovens, que não gostam de se sentir "cidadãos de segunda" no seu próprio país.

Se tivesse existido uma mão um pouco mais firme das nossas autoridades, com o apoio do Governo e da DGS (e não com a sua complacência...), provavelmente os números de infectados, assim como os de internamentos nos hospitais, seriam menores...

E as ruas sem esplanadas e restaurantes com ementas em inglês, tinham com toda a certeza mais vida...

(Fotografia de Luís Eme - Cova da Piedade)


2 comentários:

  1. Bom dia
    E tudo porque este covid-19 se transformou em covid-20-21-etc.
    E mais não digo .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, ocupou demasiado espaço e tempo nas nossas vidas, Joaquim...

      Eliminar