sexta-feira, março 02, 2018

A Pintura e a Fotografia Artística...

Sei que quem pinta olha a arte de uma forma diferente de quem fotografa, por exemplo.

Fez-me confusão quando me perguntaram o preço das minhas fotografias na minha última exposição.

E ainda lhes deve ter feito mais confusão quando disse que não estavam à venda...

Percebi que uma das pessoas que me perguntou, pinta, não tanto pela paixão pela arte, mas sim pela possibilidade de puder vender as suas obras, de ganhar algum dinheirinho.

São percursos pessoais e artísticos diferentes. E não vem mal nenhum ao mundo por isso...

Acabei por ficar a pensar que em Portugal não há a tradição de se comprar fotografia, como se compra pintura, por exemplo. A ideia  de que a fotografia está ao alcance de todos nós, necessita de menos conhecimento, dá menos trabalho e tem menos valor artístico que as outras artes, continua a  fazer a diferença (e agora ainda mais, graças ao digital...).

(Óleo de Georges Valmier)

4 comentários:

  1. Há uma grande diferença, entre quem fotografa porque gosta de registar momentos que lhe sirvam para avivar recordações, como eu, que fotografo com um sabonete, e quem o faz com o olho de artista como o Luís, o Rui Pires ou o João Menéres, ou o Joaquin Duarte, isto só para falar de amigos virtuais, que já realizaram ou publicaram livros de fotos. Por falar em fotos a chuva gelada que caiu em Lamego no final de Fevereiro, deu ao Rui a hipótese de fazer fotos fantásticas e não muito vulgares.
    Deixo-lhe o link, se quiser dar uma olhada
    https://lamegoimage.blogspot.pt/
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Ponha poder em vez de puder.

    ResponderEliminar