segunda-feira, fevereiro 02, 2009

É Apenas uma História de Ficção...

É apenas mais uma história de ficção televisiva, embora seja "vendida" como se tratasse de pura realidade.

O ditador Salazar, interpretado pelo Diogo Morgado (até escolheram um rapaz bonitinho para lhe vestir a pele...) é transvestido num papel de grande conquistador, pelos vistos com um historial cheio de belas amantes...
Por acaso nem me considero muito ignorante em relação à sua história. Sei, por exemplo, que o seu "caso" com a jornalista francesa, não passou de um jogo de sedução, para dar uma imagem mais humana do ditador para o exterior (até teve direito a um álbum de fotografia da autoria do pide Casaca...), capaz de se apaixonar e tudo, por uma mulher bonita...
Em relação à sua sexualidade, tenho lido algumas coisas, algumas menos recomendáveis, como as do seu relacionamento intimo com o Cardeal Cerejeira, desde os tempos de Coimbra...
Mas olhando para o seu perfil psicológico (desenhado por mim, claro...), ele gostava tanto de se olhar ao espelho e da sua própria sombra, que acho-o mais próximo daqueles "narcisos" que gostam tanto de si próprios, que preferem ensaiar alguns jogos proibidos solitariamente, apenas com a ajuda dos ditos espelhos...
Esta foto explica um pouco o culto que fazia à sua personalidade. Em 1934, já Francisco Franco lhe esculpia o seu próprio busto. E até ao começo da década de quarenta não havia cidade ou vila que não tivesse uma avenida ou rua doutor Oliveira Salazar...
Adenda: Repararam no pormenor da botita do Salazar? Começou desde cedo a morrer de amor por botas (provavelmente mais que por donzelas...), o "Botas"...

22 comentários:

  1. Eu vou dispensar-me de ver. Já conheço o suficiente...
    Um abraço Luís.

    ResponderEliminar
  2. e o que tu agora por aqui trazes...
    coitado do diogo morgado, qued, como eu costumo dizer, é meu primo... (não é!!! temos o mesmo apelido!)
    mas fazes bem relembrar estas coisas!
    ...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Das memórias que, de vez em quando, é bom trazer ao de cima. Da omnipresença.

    ResponderEliminar
  4. Isto é coisa para ser baseada no livro da Felícia Cabrita.
    A última coisa que se esperava era ver agora cenas de cama com o Salazar.
    Será também com a Soraia Chaves?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. pelas imagens de apresentação da mini série, confesso que não consigo imaginar o salazar a beijar uma mulher daquela maneira... já o dioguito, imagino-o perfeitamente a beijar assim... e já agora deixo um beijo (casto)ao autor deste blog. tive saudades.

    ResponderEliminar
  6. Interessante e acredito bastante na tua análise psicológica, já que uma certa altura me assustei com o nome de um desenhador que trabalhava comigo, era homônimo de Salazar e tinha a ver com ter nascido no mesmo dia que ele e ter sido ¨apadrinhado¨pelo ditador. Fiquei sem palavras e sem graça por ter ter feito tantas perguntas, não imaginava tal resposta. Mais narciso que isso, acho impossível.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. concordo contigo Luís,inclusivé em relação às orientações sexuais. mas a minha curiosidade sobre as questões amorosas do Salazar é nula.

    reabilitações??!!! vão-se fazendo aqui e ali... até no esquecimento da História. Espero não ser o caso.

    beijos, Luís

    ResponderEliminar
  8. não me parece que vá ver
    nem pelo diogo nem pela soraia nem por salazar

    ResponderEliminar
  9. Não me parece que vá ver o menino Salazar, mas enfim...


    Abraços d´ASSIMETRIA DO PERFEITO

    ResponderEliminar
  10. É personagem que não me atrai...
    O tal Bota-de-Elástico!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. também não está nos meus planos, ver a série, Graça.

    ResponderEliminar
  12. não sei se é coitado, se calhar sente-se muito honrado em vestir a pele de Salazar.

    ResponderEliminar
  13. claro, convém escolher umas garotas mais jeitosas que a "dona maria", Ana...

    ResponderEliminar
  14. fizeste-me rir, Alice.

    o Salazar deve-se sentir lisongeado por ter escolhido um actor com um palmo de cara e não alguém com a sua cara de pau...

    ResponderEliminar
  15. e esta, um "apadrinhado"?...

    boa, Cris...

    ResponderEliminar
  16. as minhas também, Maré.

    mas este branqueamentos iritam-me.

    ResponderEliminar
  17. não vou ver pelo próprio Salazar, Ivone...

    ResponderEliminar