sexta-feira, dezembro 07, 2007

Rogério e a Arte no Futebol


Rogério de Carvalho faz hoje a bonita idade de oitenta e cinco anos.
Foi um extraordinário avançado do Benfica e da selecção, nos anos quarenta e cinquenta, que além dos muitos golos que marcava, era de uma elegância, que tudo parecia fácil, quando tinha a bola nos pés.
Ficou conhecido pelo "Pipi". No princípio da década de noventa explicou-me porquê, nas páginas do "Record": Quando entrei para o Benfica, veio uma moda de Itália, com os casacos de três botões e as calças apertadas em baixo, que eram usados pelos "Pipis". Eu e um colega tínhamos um alfaiate e pedimos-lhe para nos fazer um fato daqueles. Nesse tempo, no Benfica todos tínhamos alcunhas e o Gaspar Pinto e o Albino queriam baptizar-me. Como era magrinho, o Gaspar Pinto pensou em "Agulhas", o Albino disse que como eu era todo "pipas", "Pipi" era melhor. E assim fiquei para a história do futebol.
Além de ser um extraordinário jogador, era correctíssimo, incapaz de responder às agressões e provocações dos defesas adversários...
Parabéns Rogério, pela tua grandeza humana.

8 comentários:

  1. Parabéns ao Rogério e também ao Largo da Memória por nos ter dado a conhecer um pouco mais da personalidade dessa lenda do futebol benfiquista.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. Futebois não são a minha praia.
    Só vim cá para te avisar que o Natal chegou mais cedo lá no Ecos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao Rogério de Carvalho pelos 85 anos e pela postura no futebol...
    Obrigada por nos trazeres à memória pessoas como ele.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que nos dás a conhecer figuras como esta. E parabéns ao Rogério de Carvalho, um Senhor na vida e na bola como acabei de aprender.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado M. Gomes, mas no que toca a memórias, o "Pombalinho" não fica atrás do "Largo", embora sejam mais localizadas.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Pois, está bem, "Mãe Natal"...

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Ele merece os parabéns, Graça. É um grande Senhor.

    abraço

    ResponderEliminar