sexta-feira, maio 08, 2020

«Nem todo o acto criativo é solitário»


Quando Ela me disse que «Nem todo o acto criativo é solitário», estava a pensar sobretudo no seu teatro, em como tudo aquilo funciona, quase sempre no colectivo. 

E tinha razão. Há uma grande diferença entre escrever ou pintar e ensaiar, teatro ou música.

Sei que se estivesse uma terceira pessoa à conversa connosco, era capaz de dizer que eram coisas diferentes, que as peças de teatro ou de música, estão ser interpretadas, que o processo criativo já tinha decorrido antes. Sim, mas mesmo estando em estados diferentes, a interpretação não é um espaço fechado, continua a existir lugar para a criação, para a mudança, para a melhoria. E por isso mesmo, não deixam de ser espaços criativos.

Muitas vezes escrevemos a pensar num determinado acontecimento e quase que esquecemos todas as outras coisas que circulam à nossa volta...

(Fotografia de Luís Eme - Tejo)

2 comentários:

  1. Pois é verdade!

    Eu já fiz dois workshops de teatro e foi uma experiência única, os exercícios, a comunicação, a interacção, foi qualquer coisa de fantástico para mim! Esquecia o mundo lá fora!

    Assim como também esqueço quando estou a fazer os meus trabalhos manuais, sozinha na minha casa, no cantinho que é meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando criamos, "somos muito nós", Micaela. :)

      Eliminar