segunda-feira, agosto 12, 2019

A Verdade e a Honestidade no Futebol


Não é por conhecer José Mourinho e achar que ele é um dos melhores do Mundo (que não perdeu qualidades, nem está desactualizado, como gostam de insinuar por aí...), que deixo de destacar Pep Guardiola, com quem me identifico mais como técnico, por que privilegia sempre que pode, o espectáculo futebolístico, desenvolvendo e apoiando a criatividade dos seus atletas.

Ontem ele disse uma frase que vai fazer comichão a muito boa gente, especialmente alguns futebolistas que dão a sensação de se preocupar mais com a sua imagem exterior que com a equipa onde jogam (e também os muitos jornalistas  e comentadores que invejam o seu êxito e dão sempre mais que cinco tostões por uma polémica...). Eis as suas palavras:

«O Rodri vai ser um jogador incrível para nós. Não tem brincos nem tatuagens e o cabelo é de um médio. Um médio defensivo deve ser assim e não pensar no resto.»

Concordo plenamente com o que ele disse. O médio que joga à frente dos defesas, é quem mais se deve preocupar com a equipa, quem deve ser mais eficiente e jogar da forma mais fácil (não é por acaso que são conhecidos como os "carregadores de piano"...), sempre com o pensamento do colectivo. Sei que quem percebe pouco de futebol vai tentar chamar-lhe preconceituoso e outras coisas feias.

A verdade e a honestidade fazem quase sempre doer. Neste caso particular irritam os "craques" que vão ao cabeleireiro dia sim dia não e estão a pensar mais na próxima tatuagem ou no brinco novo que vão comprar, que no próximo jogo...

(Fotografia de Luís Eme - Ayamonte)

2 comentários:

  1. Não estou a ver o que uma tatuagem pode influenciar a perícia e a dedicação do jogador. Todos os atletas (ou quase todos) cuidam da sua imagem e continuam a ser excelentes na sua modalidade desportiva. Alguns terão um grande ego, mas isso faz parte da "cultura"... desde que não sejam divas ou excessivamente arrogantes... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a tatuagem em si, Catarina.

      É todo um conjunto de "taras e manias", que fazem com estas vedetas se achem "donos do mundo".

      E como tal, dificilmente trabalharão para os outros... o egoísmo é a sua imagem de marca. Guardiola sabe bem do que fala foi jogador do Barcelona e como técnico já treinou grandes "vedetas"...

      Eliminar