terça-feira, junho 04, 2019

A Utilização das Palavras "Maior" e "Melhor" na Literatura...


Pensei se devia, ou não, escrever algo sobre a escritora Agustina Bessa-Luís, que nos deixou ontem, fisicamente. Isso acontece por que sinto pela Agustina o mesmo que muito boa gente sente por José Saramago, sou incapaz de a olhar como a "melhor romancista do século XX".

Li apenas três livros da sua autoria ("Os Meninos de Ouro", "Sibila"  e "Aquário e Sagitário"), o último dos quais há quase vinte anos. Provavelmente li-os na altura errada, cedo demais, especialmente a "Sibila", que recordo apenas como um livro de leitura difícil...

E também tenho dificuldade em compreender a Agustina, mulher pública, não pelas suas opções políticas, mas sim por ter aceitado ser directora, primeiro do diário "Primeiro de Janeiro" e depois do "Teatro D. Maria II". Digo isto por que não lhe encontrar qualidades para o desempenho destas funções (o que ficou comprovado no seu exercício...). 

Embora saiba que nestas alturas de despedida é muito fácil usar as palavras "maior" ou "melhor", continuo a ter dificuldade em utilizá-las na literatura, na música ou nas artes plásticas, cuja análise é muito mais complexa que a escolha do "melhor futebolista do mundo", por exemplo.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

12 comentários:

  1. Luís, não li nada da Agustina. Até agora não me chegou apelo suficiente para o fazer.

    Quando morremos somos todos bons. Não sou sensível a homenagens deste tipo. (Já devias ter reparado que não recordo a data da morte dos poetas... a data de nascimento sim.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os três livros que li, não me convenceram a voltar à Agustina, Isabel.

      Esquecendo a "hipocrisia gritante", acho que faz parte da natureza humana, guardarmos o melhor das pessoas que partem (o problema é quando não há melhor...).

      Eliminar
  2. Li vários, comecei pela Sibila por razões profissionais porque tive que a estudar com turmas do 12º.
    Não é de leitura fácil mas eu gostei e penso que ensinei a gostar a dezenas de alunas, sobretudo.
    Tenho-o entre os meus livros preferidos.
    Quanto à mulher não tenho grande admiração por ela, pelas razões que apontas, pelo seu elitismo e conservadorismo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegui gostar, Rosa. Talvez o tenha lido na altura errada...

      A mulher pública também não me desperta qualquer interesse.

      Eliminar
  3. Sammy, o paquete04/06/19, 16:44

    Em 1967, José Saramago, enquanto crítico literário da «Seara Nova», abordando o livro «As Relações Humana» de Agustina Bessa-Luís, lembrava que «Algumas das ideias de Agustina Bessa Luís não se limitam a ser conservadoras: são retrógradas.»
    Dizia ainda: «Como é possível não reconhecer e declarar que se há em Portugal um escritor onde habite o génio (vá esta palavra, ainda que perigosa e equívoca) esse escritor é Agustina Bessa Luís?»
    Por motivos de opção política, nunca foi clara a sua posição face à ditadura, não me tornei um leitor de Agustina Bessa-Luís.
    Já entrado nos 70 anos é que por fortuito acidente quotidiano li «A Sibila».
    Sim um livro difícil, mas um romance muito bem escrito.
    Mas o ter gostado não me levou a ler outros livros.
    Dá-se o caso que Agustina talvez seja mais conhecida do que lida e por isso é curiosa a observação que o Luís faz com Saramago. Sim, há quem não goste só porque ele é comunista.
    Deverão os escritores ficarem sujeitos à classificação política de serem de esquerda ou direita?
    Talvez não.
    Por mim, digo: não sei como isso se modifica e face à aparente dificuldade que encontro, preguiçosamente adianto que já estou velho para mudar!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de tudo, o Saramago consegue ser mais simpático e autêntico que a Agustina, Sammy. :)

      Comparei-os apenas por estarem em campos opostos... e há muita gente que não consegue ultrapassar isso. Não é o meu caso. Eu não gostei mesmo dos seus livros (achei-os chatos e difíceis...).

      Eliminar
  4. Nunca li nada dela, embora nos anos 70 tenha começado a ler A Sibila. Porém na altura o livro não
    me entusiasmou, tinha-o alugado, passados poucos dias, fui entregá-lo e levantei outro.
    Depois disso nunca mais se proporcionou ler nada dela.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro difícil, Elvira.

      E depois também há autores que não nos conseguem despertar grande entusiasmo...

      Eliminar
  5. Um dos comentadores disse que talvez ela seja mais conhecida que lida e eu tendo a concordar, não devido ao facto de eu não ter lido muitos livros da escritora, mas porque tenho-me apercebido através de vários blogues e comentários que há muitas pessoas que também não leram tantos livros como seria de pensar atendendo que é considerada “uma das melhores romancistas do século”.
    Tecem-se muitos elogios e louvores quando alguém das artes morre, e poucos enquanto estão vivos, o que não é o caso desta escritora.
    Sei que tenho um livro dela, apenas um, em português; não me recordo do título e ainda não o fui procurar para confirmar. Também não me recordo, obviamente, qual o impacto que teve na altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei por que razão é considerada a "maior romancista do século", Catarina.

      Não sei mesmo. Mas a falha pode ser minha...

      Eliminar
  6. Realmente não sei se será a melhor romancista do século (mas também não estou a ver outra melhor-viva ou morta-).
    Gostei dos três livros que dela li - "Fanny Owen", "O mistério da légua da Póvoa" e "Sibila" e não os achei de leitura difícil.
    Agora não exagerem é com o Panteão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho logo um erro separar a literatura por géneros, Severino.

      Muitas vezes o gostarmos ou não de determinado autor, tem muito a ver com o seu estilo, com a forma mais ou menos crua como escreve. Acho que passa por aí o meu afastamento da Agustina (a sua crueza...). Mesmo assim quero ler o "Susto" da sua autoria...

      Eliminar