domingo, janeiro 06, 2013

Ainda as Imagens


Não tenho dúvidas que a nossa relação com as imagens depende bastante da nossa educação e do meio onde estamos inseridos.

Quem raramente vai a museus ou a exposições, à partida sente uma maior indiferença  pelo poder da imagem, enquanto objecto comunicativo.

Embora as Caldas da Rainha possuam museus mais apelativos e de maior qualidade artística que os de Almada, tenho quase a certeza que têm uma relação mais afastada com a cidade e com os cidadãos.

Embora muito boa gente tente desvalorizar as diferenças entre a políticas de direita e de esquerda, elas saltam à vista quando olho para estes dois exemplos. De um lado está as Caldas, que continua a alimentar uma cultura elitista, para a meia dúzia de "iluminados" do costume, enquanto Almada pratica uma politica cultural mais massiva e aberta a toda a população. 

Claro que nunca se chega a todo o lado. Da mesma forma que há muitos caldenses que nunca pisaram o Museu José Malhoa, também há muitos almadenses que nunca visitaram a Casa da Cerca...

O óleo é de Saghar Pezeshkian.

2 comentários:

  1. Às vezes penso que o povo tem o que merece, Luís. Mas depois, pensando bem, o povo tem o que nós conseguimos fazer-lhe chegar. É uma questão de sensibilização e informação. E trabalho por fazer...

    Beijinho, com os olhos postos nas romãs.

    ResponderEliminar
  2. claro, Maria.

    há quem precise quase de ser empurrado para dentro dos museus. :)

    ResponderEliminar