sábado, março 31, 2012

«Olha as minhas putas feias.»


Quando o Manuel exclamou, antes de nos despedirmos e dele entrar no café-tasca, «olha as minhas putas feias», segui o meu caminho a pensar na frase.

Só dias depois, com alguma lata à mistura, é que lhe pedi para me explicar o significado das  suas palavras, que me lembraram Garcia Marquez e outros escritores latino-americanos, que nunca fecham as "putas" das suas história em bordeis.

Manuel confidenciou-me que nunca gostou de beber sozinho e que só havia uma forma de beber acompanhado, era pagar uma rodada à meia dúzia de homens feitos, que assim que o viam, se encostavam ao balcão e nunca faziam cerimónia, quando ele dizia se queriam beber alguma coisa. Enquanto havia alguém que pagasse, não largavam a roda, e se alguém os "picava", diziam que se tinham esquecido da "puta" da carteira, que ficava quase sempre em casa...

«Isto é quase como o sexo (não foi esta palavra que ele disse...), se não tiveres mulher, normalmente tens de pagar a alguém para te dar prazer e a maneira mais fácil é recorreres a "putas", conhecidas ou desconhecidas. Nas tascas e cafés acontece o mesmo, se não tiveres amigos que gostem de beber e se quiseres companhia, tens de abrir os cordões à bolsa. Desta maneira, acredita que nunca te faltam "putas feias", capazes de rir por tudo e por nada ou de estarem de acordo contigo, só para beber um copo de vinho ou uma cerveja, sem gastar tusto.»  

O óleo é de Juan Subira Domingo.

2 comentários:

  1. É uma coisa que nunca compreendi amigo. Porque é que vocês gostam de beber com amigos. Sabe melhor?
    Um abraço e uma Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  2. bem, à partida é melhor fazer o que quer que seja com amigos que com "oportunistas", como estes de balcão, Elvira.

    mas não sei responder muito bem, porque nunca fui de "copos", quando era jovem por fazer desporto e hoje porque não é coisa que me dê prazer, beber por beber.

    mas sabe sempre bem, beber um café com um amigo ou amiga, e falar sobre o que nos apetece ou preocupa...

    ResponderEliminar