quinta-feira, maio 05, 2011

Reviver o Neo-Realismo e Alves Redol em Almada


No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Alves Redol, a SCALA recebeu na "Tertúlia do Dragão" o seu filho, António Mota Redol, que além de nos trazer um filme biográfico de cinquenta minutos, onde é feito um excelente retrato do escritor ribatejano (o primeiro autor português a escrever uma obra literária da corrente neo-realista, "Gaibéus", em 1939), trouxe-nos a emoção e o orgulho de ser filho de um grande homem e de um grande escritor, muito mais multifacetado do que imaginava.
Além da sua acção politico-cultural (esteve preso em Caxias e viu algumas obras apreendidas pela PIDE), com uma grande ligação ao movimento associativo, fez teatro (no filme fala sobre esta paixão e sobre a escrita teatral) e escreveu argumentos para filmes ("Nazaré" e "Avieiros").

Quando soube que o Benfica perdeu em Braga e foi eliminado da Liga Europa, ainda fiquei mais satisfeito por passar o começo da noite no café "Dragão Vermelho", em Almada...

O óleo "As Abandonadas" é de Constantino Fernandes.

6 comentários:

  1. Haja coração. O óleo é lindo e Alves Redol, uma referência.

    ResponderEliminar
  2. uma das coisas engraçadas do filme foi aparecer o verdadeiro Constantino (já homem...) a falar sobre Alves Redol e sobre o livro que escrever sobre ele, "Constantino Guardador de Vacas e de Sonhos".

    e esta Constantino?

    ResponderEliminar
  3. Alves Redol é uma referência na nossa literatura. Gostei imenso de o ver lembrado aqui...
    Um Beijo, Luís

    ResponderEliminar
  4. gosto de conocer cada dia más cosas sobre autores y relatos de tu tierra.
    feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  5. é, embora esteja um pouco esquecido, como a generalidade dos nossos neo-realistas, Graça.

    ResponderEliminar
  6. ainda bem Momo.

    bom fim de semana também para ti.

    ResponderEliminar