domingo, janeiro 16, 2011

«Deus dá com uma mão e tira com a outra.»

Ninguém estava à espera que a Rita sintetizasse as diferenças do mundo com uma simples frase.

Frase dita de uma forma irónica e com um sorriso nos lábios. Percebia-se que Rita aceitava as regras do "jogo da vida", que nos eram impostas, por alguém que nunca dava a cara, pelo menos de uma forma visível, mas não em silêncio.

O mais curioso foi ter sido o frio e a humidade a convidarem o Verão para se juntar à mesa...

Tudo começou com uma conversa simples sobre o facto da roupa não secar no estendal, com este tempo, mais inglês que português. Todos sentiam a falta do "Deus-Sol", por coisas tão simples como abrir as janelas de par em par.

Depois vieram outras comparações. Mas a melhor de todas foi a da Rita. Depois de falar das saudades do mar e da praia, disse que num planeta normal não devia ser permitido alguém gostar do Verão e do mar e ter a pele branca, povoada de sardas e de cabelos ruivos.

Sem perder o sorriso disse a tal frase-chave: «Deus dá com uma mão e tira com a outra.»

Rita tem toda a razão. E Deus, entre outras coisas, é um brincalhão...

O óleo é de Eva Navarro.

10 comentários:

  1. Olá neste sábado em meu blog minha coluna poética, uma homenagem ao grupo Roupa Nova e Bruno Martins no chá das 5. Conto com sua visitá lá.

    informativofolhetimcultural.blogspot.com

    Magno Oliveira
    Folhetim Cultural

    ResponderEliminar
  2. Gostei dessa do "brincalhão"!

    ResponderEliminar
  3. Também eu estou cheia de saudades do Sol.Faz-me muita falta!

    ResponderEliminar
  4. Na minha família do lado paterno abundam as gentes morenas de olhos escuros, do lado materno o pessoal é louro de olhos claros, eu nasci loura de olhos castanhos, casei com um louro de olhos verdes, tive dois filhos alourados de olhos castanhos e agora entra-me a primeira ruiva pela casa adentro! :-))
    A Rita tem razão!
    Mas além de brincalhão é distraído...

    ResponderEliminar
  5. gostei do texto e acho que a rita tem razão...

    beij

    ResponderEliminar
  6. faz falta a todos nós, pouco habituados à sua ausência por mais que um dia, Anita...

    ResponderEliminar
  7. pois tem, Rosa.

    sim, essa é outra qualidade visivel, a distracção...

    ResponderEliminar
  8. a Rita tem toda a razão, Piedade.

    ResponderEliminar