terça-feira, julho 15, 2014

O Poder do Dinheiro


O último escândalo da banca é sintomático da forma de estar das grandes famílias que têm vivido encostadas ao poder político desde os tempos de Salazar (só foram realmente incomodados durante o PREC). Uma boa parte é gente que acredita mesmo estar acima da lei e que quase tudo lhes é permitido, bastando para isso, permanecer fiel aos "poderosos" clãs familiares.

Por essa razão é que só pessoas com muita coragem, são capazes de se libertar desta "teia" e de terem vida própria, longe de uma vida aparentemente de sonho. Digo isso porque a aparência é a nota dominante da vida desta gente, onde até os cursos e a maior parte dos casamentos são "escolhidos" pela família.

Conheço uma das poucas pessoas que rompeu com esta "vida ilusória", e que ao romper com os privilégios familiares, para ser ele próprio, passou a ser o "comunista" da família, mesmo sem ter nada a ver com esta força política.

Quarenta anos depois de Abril, ainda há muita gente que vê o mundo apenas a preto e branco. E se a própria sociedade os ajuda a pensar desta maneira, não é preciso dizer mais nada...

O óleo é de Armando Sendin. 

1 comentário: