segunda-feira, fevereiro 09, 2026

As vozes de papagaio que tentam "chegar ao céu"...


Dando um pouco mais de atenção à onda "anti-esquerdista" que por aí anda (ao ponto do Presidente da República agora eleito, num primeiro momento, não querer assumir-se como socialista, mesmo no plano democrático...), percebe-se que há uma tentativa de criar uma nova narrativa política e histórica, culpando os "esquerdistas" de todos os males do país.

Mas a história é o que é. As mentiras que lhe tentam colar, normalmente ficam caídas no chão.

É também por isso que é importante dizer que tanto o 25 de Abril como o 25 de Novembro, mesmo sendo diferentes, foram protagonizados por democratas. E o último, mesmo que a direita queira agora agarrá-lo com as duas mãos, pode e deve-se afirmar, que os seus principais intervenientes pertenciam à área do socialismo democrático. Se na sociedade civil, Mário Soares é a grande figura, no campo militar, tanto Melo Antunes como Vasco Lourenço (os seus principais estrategos) sempre estiveram próximos do Partido Socialista.

E poderia continuar a falar de outras grandes transformações sociais no nosso país, como foram a criação do SNS (de António Arnaut) ou a assinatura do Tratado de Adesão na União Europeia (assinado pro Mário Soares).

Mesmo que este seja o tempo dos "papagaios", estou certo de que as suas vozes não vão "chegar ao céu"...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


Sem comentários:

Enviar um comentário