sexta-feira, junho 18, 2010

O Poder das Palavras

Um amigo meu irrita-se por toda a gente ter a mania que percebe de futebol. Uma das formas que encontra para baralhar e calar estes "entendidos" é aplicar algumas palavras que lé nos jornais e escuta na televisão, espalhadas por filósofos como o "Ribeirinho" (Rui Santos) ou o "Lobão Planetário" (Luís Freitas Lobo).


Fala de "bases estílisticas", "circulação do processo ofensivo", "ego táctico", "pilar da organização defensiva", etc. O estranho é ninguém o mandar «lamber sabão», geralmente calam-se e viram costas, recusando-se a trocar ideias com alguém que é capaz de usar tantos "palavrões" para falar de futebol....

4 comentários:

  1. Não sou perita em futebol. Nem nada que se pareça! Mas que gosto de ver um bom jogo, ah isso gosto! Com ou sem terminologia futebolística complicada.

    ResponderEliminar
  2. são dicionários que eu também não domino. sou mais de me emocionar, ou não, com o que vou vendo, e sem saber grande coisa de futebol, sempre vou percebendo quando jogam ou dormem.

    ResponderEliminar
  3. eu também, de preferência sem o ruido destes "intelectuais da bola", Catarina (estão quase ao nível das vouvuzelas...).

    ResponderEliminar
  4. o futebol é muito isso, mesmo lá dentro, vive mais da inspiração dos jogadores que das tácticas, Maré.

    o sete zero foi isso mesmo.

    ResponderEliminar