segunda-feira, agosto 25, 2025

Todos eles sabem o que não fizeram no Inverno e na Primavera...


Nós na blogosfera, "podemos estar e não estar", como é o meu caso.

Sim, estou na Beira Baixa e como desta vez decidi não levar computador, escrevi estas palavras na sexta feira, ainda por Almada.

Durante a viagem e o fim de semana, devo ter passado por demasiados lugares que agora estão pintados de cinzento.

Antes de partir e ver a Serra da Gardunha a arder, a minha preocupação era que as chamas não chegassem a Alpedrinha, uma povoação da qual gosto bastante (mesmo sem ter por lá laços familiares, foi uma daquelas heranças do meu pai, que não se explicam, a não ser ele também se sentir bem por lá...).

Sei que muitas das pessoas que têm responsabilidades acrescidas por tudo o que aconteceu, no Norte e Centro do país, fingem que a culpa é apenas das alterações climáticas e do vento indomável. Algumas até  se vão aproveitar destas tragédias para retirar dividendos eleitorais, nas autárquicas, que estão já ali ao virar da esquina e apontar o dedo aos adversários políticos...  

É gente que se sente como "peixes dentro de água", nestes tempos estranhos em que vivemos.

E, embora gostem de usar e abusar do facto de sermos um povo de memória curta, todos eles sabem o que não fizeram no Inverno e na Primavera...

(Fotografia de Luís Eme - Beira Baixa)


4 comentários:

  1. É doloroso saber que o norte e centro de Portugal está pintado de negro.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Rosa.

      Cheguei hoje da Beira.

      Sem querer amenizar o que aconteceu, encontrei um quadro menos negro do que pintavam nas televisões. Na viagem entre Almada e Idanha-a-Nova, não encontrei nenhuma área ardida (ao longo da A23 e depois nas estradas nacionais...). Depois, quando fui a uma praia fluvial em Benquerença (Penamacor), ai sim, encontrei sinais significativos da passagem dos incêndios.

      Mas infelizmente os directos nas televisões (com a repetição de imagens do mesmo incêndio dezenas de vezes, tornou tudo ainda mais negro) estão longe de retratar a realidade.

      Um familiar meu, quando ouviu a notícia de uma aldeia estar cercada de fogo, ligou de imediato a um amigo que vivia lá e ele descansou-o, negando que a aldeia estivesse cercada. Também tinha visto as imagens e disse que aquilo era tudo espectáculo televisivo, eram imagens de outro incêndio qualquer. O fogo estava apenas num dos lados da aldeia, sem colocar nenhum dos seus habitantes em perigo.

      É muito triste todos os canais televisivos (até mesmo a RTP 3) imitaram o CMTV...

      Eliminar
    2. Estive 10 dias sem ligar a televisão, mas o Facebook vai mostrando muita coisa, talvez em exagero, como dizes.
      Temos que começar a dar um desconto.

      Abraço

      Eliminar
    3. Temos mesmo, Rosa.

      Tal como o CMTV mata a mesma pessoa mais de cem vezes por dia, também o fez com a área ardida, multiplicou-a várias vezes ao longo dos dias (aqui bom acompanhada pela RTP, SIC e TVI)...

      Eliminar