terça-feira, agosto 19, 2014

A Dificuldade em Aceitar a Mulher como Igual


Quase todos os dias descobrimos histórias de violência, que demonstram a dificuldade que o homem tem em aceitar a mulher dos nossos dias, sem tempo para a submissão e em alguns casos, quase escravidão.

O mais grave é existirem casos de agressões em todos os escalões etários, desde jovens com vinte anos a septagenários. Ou seja, não podemos resumir esta negação da igualdade, a um problema geracional, já que se trata de um problema de toda a sociedade.

Embora possa ser polémico e injusto, penso que as mães têm muita responsabilidade em todos estes casos, pois devem ser elas as primeiras a defender o seu papel de Mulher na sociedade, na educação que dão aos seus filhos.

Não podem nunca desvalorizar a importância do seu papel na sociedade moderna e o respeito que devem merecer dos companheiros e dos filhos.

O óleo é de Jon Boe Paulsen.

4 comentários:

  1. Os pais têm sempre uma dose maior de responsabilidade, mas não só.
    É a própria sociedade que está doente. No caso particular do país, ninguém de facto sabe os valores mais correctos a aplicar jovens. A geração dos vinte, trinta e mesmo quarenta anos, é uma geração perdida e desorientada.
    Na minha geração, os nossos pais tínham parcos recursos,a maior parte foi vivida em ditadura,e tinhamos que inventar a felicidade de ser jovem. Jogávamos à bola nas eiras,íamos ao cinema quase todos os dias e tivemos tempo para estudar, namorar, ir à praia, ouvir musica (ter um aparelho estereofónico era uma alegria),arranjar um emprego e até ir para as matas das ex provincias ultramarinas. Tínhamos os valores da responsabilidade, do respeito e da luta por melhores dias. A consciencialização política veio mais tarde.
    Não se tira a conclusão disto que tínhamos simpatia pelo regime. Hoje os jovens têm tudo e não têm nada; mesmo os jovens pais que nasceram depois do 25 de Abril.
    No meu caso pessoal eduquei o meu filho (29 anos)segundo determinados princípios e quando pretende ter uma namorada, acusam-no de ser um gajo muito "direitinho". Pois, o que está in é do tipo desarranjo mental, do vazio existêncial que é próprio da generalidade dos jovens da actualidade. Daí julgo eu, as causas do mal estar que o Luís refere.

    ResponderEliminar
  2. Nem sei o que diga, Luís. Parece impossível que tudo aconteça ainda como se estivéssemos na idade da pedra...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. claro que a sociedade não está boa de saúde, por mil e uma razões, Carlos.

    o problema maior talvez seja o da justiça, do sentimento de impunidade que se alarga cada vez mais, e não é apenas aos ricos.

    quantas mortes se teriam evitado, se alguns assassinos de mulheres estivessem no "xelindró" em vez de estarem em liberdade?

    e nem sequer sei se alguns juízes têm a consciência pesada pelos erros cometidos...

    ResponderEliminar
  4. pois é, Graça, parece impossível mas acontece.

    no nosso país é assim...

    ResponderEliminar